01/09/2023
O diretor-executivo da Associação de Usuários dos Portos da Bahia - USUPORT, Paulo Villa, vê com bons olhos a notícia do avanço nos estudos de viabilidade para implantação de uma nova ferrovia entre Salvador e Feira de Santana, porém chama atenção para que as infraestruturas existentes, que são mais importantes, não sejam esquecidas.
"Toda nova infraestrutura de transporte é bem vinda, mas não podemos esquecer da manutenção do que já existe. A Bahia possui malha ferroviária que é rota de passagem de cargas e passageiros entre o nordeste e o sudeste do país e não pode ser abandonada", pontuou Villa.
Ele lembra que está prevista para este mês de setembro uma audiência pública de iniciativa da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que visa debater a renovação antecipada ao contrato de concessão da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), concessionária responsável pelo trecho ferroviário baiano.
"Precisamos da união de todos os setores produtivos da Bahia, inclusive do Governo do Estado, para priorizar iniciativas de recuperação da FCA, como a modernização do Corredor Minas-Bahia integrado à FIOL, a Transnordestina e ao trem regional Salvador x Alagoinhas, que tem sido defendido pelo Movimento Ver de Trem com o nosso apoio", finalizou Villa.
Fonte: Ascom/Usuport