Blog

16/03/2023

Diretor da Usuport questiona dados sobre riscos climáticos nos portos da BTS em Congresso da UFBA

Diretor da Usuport questiona dados sobre riscos climáticos nos portos da BTS em Congresso da UFBA

O diretor executivo da Usuport, Paulo Villa, participou na quarta-feira (15) de uma mesa no Congresso 2023 da Universidade Federal da Bahia (UFBA), cujo tema discorreu sobre os efeitos das mudanças climáticas nas instalações portuárias da Bahia.

O debate teve a participação do meteorologista da Defesa Civil de Salvador, Laurízio Emanuel Alves e mediação do professor da Escola Politécnica da UFBA, Ademar Nogueira do Nascimento, e contou com uma plateia especializada de professores, pesquisadores, estudantes, técnicos, profissionais e servidores públicos da área portuária.

O tema foi embasado por um estudo apresentado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários - Antaq, que coloca os portos baianos no topo da lista de riscos climáticos. Para Villa, foi importante a iniciativa da UFBA em debater um tema que, se mal avaliado, pode trazer sérias consequências para a economia da Bahia.

"Os dados apresentados nos estudos da Antaq são inconsistentes e discrepantes e isso se dá graças à metodologia aplicada, que impõe um alto grau de subjetividade às conclusões. O debate é importante para que esses dados possam ser revistos. Não pode se levar como verdade absoluta um estudo que não levou em consideração os projetos de engenharia dos portos, os dados do Centro Hidrológico da Marinha e nem mesmo os relatório de paradas (statement of facts) realizadas s obrigatoriamente pelos navios que aportam nestes terminais", argumentou Villa.

"A Baía de Todos os Santos é o melhor sítio portuário do Brasil e um dos melhores do mundo, conhecido por suas águas profundas, abrigadas, com clima favorável quando comparados a outros portos brasileiros. É fato que dados climáticos são variáveis, fogem ao controle do homem e precisam ser bem estudados, mas conclusões como este estudo da Antaq precisam ser melhor debatidas para que não impactem nos investimentos portuários e, consequentemente, na economia do estado e do país", finalizou.

Fonte: Ascom/Usuport