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16/03/2023

Gestão de contêineres reduz em 70% tempo de espera no gate da Super Terminais

Gestão de contêineres reduz em 70% tempo de espera no gate da Super Terminais

A Super Terminais conseguiu reduzir em 72% o tempo médio de espera no gate de seu terminal privativo, localizado no polo industrial de Manaus (AM). A empresa adotou, no início deste ano, uma solução de gestão de contêineres da eProfessional TI que reduziu o período de espera de 18 para 5 minutos. A operadora destaca que tem realizado upgrades e modernizando suas operações, seguindo tendência de aumento dos investimentos de empresas no setor em tecnologia e nos depósitos de contêineres vazios (depots).

Para Carlos de Carvalho Batista, coordenador de déficit da Super Terminais, a tecnologia vem trazendo diversos benefícios à logística. “Por muito tempo, nosso sistema e metodologia precisaram de uma série de etapas para que as tarefas fossem concluídas. Agora, percebemos grande otimização de tempo em diversos setores. Além de contarmos com um procedimento mais moderno e tecnológico”, pontuou Batista.

O sistema atua de forma integrada com armadores e transportadoras, viabilizando o fluxo de informações, em tempo real, tornando os processos de devolução, coleta e armazenagem mais rápidos e seguros. A solução também possibilita a identificação de avarias nos contêineres e registrar, com fotos, as informações para gerar estimativa, aprovar e, consequentemente, destinar para as unidades de reparo e/ou lavação e seguir para uma nova movimentação.

É possível, também, ter o controle diário, o que permite um acompanhamento e monitoramento do andamento dos serviços a serem executados, bem como toda a movimentação de entrada e saída dos contêineres da oficina reparadora. O software ainda permite que os transportadores agendem previamente a devolução ou coleta de contêineres, evitando congestionamento e tempo de espera.

A Super Terminais ainda pretende investir, neste ano, em equipamentos como empilhadeiras ‘Front load’ e outros itens compatíveis com a área de expansão. Além disso, o depot do operadora está ampliando a área para armazenamento de contêineres em 24.500 metros quadrados (m²), com área extra para armazenamento de mais 5.200 TEUs. De acordo com Julio de Almeida, gerente de projetos e manutenção da operadora, o projeto de drenagem do novo pátio já iniciou e a previsão para entrega desse pátio de contêineres vazios, anexo ao pátio existente, está estimada para acontecer ainda no primeiro semestre.

"Vamos iniciar um projeto de energia sustentável que prevê investimentos, tais como: reaproveitamento de águas pluviais com cisterna para lavagem e limpeza de contêineres; iluminação em LED para todo o pátio de contêineres vazios, trazendo uma economia de 25% nas despesas com energia elétrica, previsto para primeiro mês do segundo trimestre de 2023”, destacou. “Vamos fazer também um estudo de viabilidade na adaptação de geradores de energia a gás, reduzindo em mais de 30% a geração/emissão de massa de CO2, com implementação ainda no terceiro trimestre de 2023", acrescentou Almeida.

Fonte: Portos e Navios