Blog

16/01/2023

Usuport encaminha contribuições para plano de 100 dias do Ministério dos Transportes

Usuport encaminha contribuições para plano de 100 dias do Ministério dos Transportes

A Associação de Usuários dos Portos da Bahia - Usuport participou da Consulta popular lançada pelo Ministério dos Transportes a fim de receber sugestões de ações prioritárias para desenvolver os modais ferroviário, rodoviário e aquaviário brasileiros, e que estarão dentro do plano para os primeiros 100 dias de Governo Federal.

Em sua contribuição a Usuport destacou a necessidade de um novo terminal de contêiner no Porto de Salvador, de forma a ampliar a capacidade de movimentação e da rede de serviços e conexões da Bahia e da Região Nordeste.

Já no plano ferroviário, a Associação sugere uma definição em caráter emergencial para o Corredor Minas Bahia da Ferrovia Centro Atlântica, destacando a execução de obras de recuperação e modernização por meio dos valores indenizatórios da concessão.

Por fim, a Usuport precisou a urgência pelo aumento da capacidade de tráfego das principais rodovias federais na Bahia, recomendando a conclusão das obras de duplicação nas BRs 101 e 116, licitação da BR-242, além da retomada de investimentos na BR-324, principal do Estado.