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30/06/2022

Banco Mundial: portos conteineiros do Oriente Médio e Leste Asiático têm os melhores desempenhos em 2021

Banco Mundial: portos conteineiros do Oriente Médio e Leste Asiático têm os melhores desempenhos em 2021

O Índice de desempenho portuário de contêineres do Banco Mundial e S&P Global Market Intelligence mostra que os portos do Oriente Médio e do Leste Asiático responderam melhor ao forte crescimento do volume e à volatilidade dos serviços causados pelos impactos da pandemia global

Os portos do Oriente Médio ocuparam quatro dos cinco primeiros lugares na segunda edição do índice global de desempenho portuário de contêineres (CPPI), desenvolvido pelo Banco Mundial e pela S&P Global Market Intelligence. O CPPI é um índice comparativo do desempenho global do porto de contêineres e se destina a servir como referência para as principais partes interessadas na economia global.

O porto brasileiro mais bem avaliado é o de Imbituba, na 51ª posição pelo critério "Abordagem administrativa".

O Porto Rei Abdullah, da Arábia Saudita, lidera o ranking de 2021, com os concorrentes regionais Porto Salalah em Omã, Porto Hamad no Catar e Porto Khalifa em Abu Dhabi completando os cinco primeiros. O Porto Islâmico de Jeddah, da Arábia Saudita, também se destacou fortemente em oitavo lugar geral.

O ranking é baseado no tempo que os navios passaram em um porto para completar carga e descarga ao longo de 2021, um ano em que os congestionamentos portuários alcançaram níveis sem precedentes e interrupção das cadeias de suprimentos globais.

“Aumentar o uso de tecnologia digital e alternativas de combustível verde são duas maneiras pelas quais os países podem modernizar seus portos e tornar as cadeias de suprimentos marítimas mais resilientes”, disse Martin Humphreys, economista-chefe de transporte do Banco Mundial e um dos pesquisadores por trás do índice. “Portos ineficientes representam um risco significativo para muitos países em desenvolvimento, pois podem prejudicar o crescimento econômico, prejudicar o emprego e aumentar os custos para importadores e exportadores. No Oriente Médio, investimentos pesados em infraestrutura e tecnologia portuária de contêineres estão se mostrando eficazes”, disse o executivo.


Fonte: Banco Mundial

O novo relatório também destaca a resiliência dos portos do Leste Asiático e a capacidade dos portos chineses, em particular, de lidar efetivamente com os desafios trazidos pela pandemia.

Três dos grandes portos chineses, Xangai (Yangshan), Ningbo e o porto sul de Guangzhou, figuram entre os dez primeiros, enquanto o porto mais eficiente do ano passado – Yokohama, no Japão – caiu para o 10º lugar geral.

O índice e os dados subjacentes destinam-se a identificar lacunas e oportunidades de melhoria que beneficiariam todas as principais partes interessadas no comércio global, incluindo governos, companhias marítimas, operadores de portos e terminais, carregadores, empresas de logística e consumidores.

As principais métricas de desempenho portuário mostram grandes discrepâncias na eficiência portuária global em 2021, com os melhores desempenhos, como o Porto King Abdullah, alcançando uma média de 97 movimentos de contêineres por hora de navio em comparação com apenas 26 movimentos de contêineres por hora nos principais portos da Costa oeste da América do Norte.

PORTOS BRASILEIROS

Fonte: Banco Mundial

Mais de quatro quintos do comércio global de mercadorias em volume são transportados por mar, e aproximadamente 35% do volume total e mais de 60% do valor comercial são enviados em contêineres.

“A pandemia destacou em termos contundentes o papel fundamental que o desempenho portuário desempenha no fornecimento oportuno de mercadorias aos países e suas populações. Os efeitos da pandemia nos principais gateways globais e cadeias de suprimentos associadas são muito preocupantes e continuam causando graves atrasos no fornecimento e escassez de mercadorias, levando a preços mais altos e impactando negativamente a situação financeira de muitas empresas”, disse Turloch Mooney, diretor associado Marítimo e de Comércio da S&P Global Market Intelligence.

Em 23º lugar , o Porto da Virgínia é o porto mais bem classificado na América do Norte, seguido por Miami (29) e Halifax no Canadá (46).

O porto marroquino de Tanger-Med, em 6º lugar, é o porto mais bem classificado da Europa e Norte da África. Cartagena, na Colômbia, (12) é o mais avaliado na América Latina e no Caribe, enquanto Port Matadi na República Democrática do Congo (171) é o porto com melhor desempenho na África Subsaariana.

O Container Port Performance Index é baseado no total de horas portuárias por escala de navio, definido como o tempo decorrido entre o momento em que um navio chega a um porto até sua saída do berço, tendo completado sua troca de carga. As cargas de trabalho maiores ou menores são contabilizadas examinando os dados subjacentes em dez intervalos de tamanho de chamada diferentes. Cinco grupos distintos de tamanhos de navios são considerados na metodologia, dado o potencial de maior economia de combustível e emissões em navios maiores.

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