03/09/2018
Em 20 anos, aumentou em 60% o número de empresas brasileiras negociando com mercados internacionais, ao passar de 15.807, em 1998, para 25,4 mil no ano passado.
O levantamento é da Rede de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Analisando por faixa de valor exportado, o maior crescimento foi observado no número de empresas que venderam entre US$ 10 milhões e US$ 50 milhões, que registraram um incremento de 124%.
Em duas décadas, o Brasil conquistou 50 novos mercados e passou a exportar o que antes comprava de fora, como trigo.
De acordo com a CNI, nos últimos períodos de recessão – 2001 a 2002, 2008 a 2009, 2014 a 2017 – todos os indicadores macroeconômicos do Brasil, como Produto Interno Bruto (PIB), inflação e desemprego, pioraram, só o comércio exterior cresceu.
Fonte: Ascom/Usuport