Caso não consiga ler este email, por favor clique aqui

Usuport nº 399   
 
03 de Mai de 2021  

Usuport contribui em audiência pública para o PNL

       

 
  Usuport contribui em audiência pública para o PNL  
 

Em fase de construção  para o cenário de 2035, o Plano Nacional de Logística (PNL) recebeu contribuições da Associação de Usuários dos Portos da Bahia - Usuport, durante consulta pública para tomada de subsídios realizada no fim de abril. No texto a Usuport propõe a inclusão de outros objetivos que devem ser, concomitantemente, alcançados pelo planejamento de médio e longo prazos, já que essa é a principal fonte de onde podem ser emanadas diretrizes voltadas à (i) redução das desigualdades regionais por meio da dotação de infraestrutura de transporte de cargas; (ii) alavancagem da participação do Brasil no comércio mundial; e (iii) promoção da competição intra e intermodal (veja a contribuição completa aqui). O PNL é desenvolvido pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL) - que estrutura e qualifica o processo de planejamento integrado de logística no país, interligando rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias.

 
 
  Portos baianos cresceram 25% no primeiro trimestre de 2021  
 

Os portos públicos da Bahia registraram aumento na movimentação de cargas no 1º trimestre de 2021. Os três portos, Aratu, Salvador e Ilhéus, tiveram juntos um crescimento de 25% em relação ao mesmo período de 2020. Só no Porto de Aratu foram movimentadas 1,76 milhões de toneladas nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2021, representando um crescimento de 50% em relação ao ano anterior. Já no Porto de Salvador a movimentação foi de 1,34 milhões de toneladas, um crescimento de 7% em relação ao 1º trimestre de 2020.

 
 
  Bahia tem mais três áreas qualificadas para leilão no PPI  
 

A Bahia foi contemplada com a qualificação de três novos empreendimentos no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Ministério da Economia. Ficam aptos a leilão dois lotes da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), nos trechos entre Caetité/BA e Barreiras/BA; e de Barreiras/BA a Figueirópolis/TO. Além deles, uma área de 13.340 m² dedicadas à movimentação de cargas gerais no Porto de Salvador também será leiloada. Os três foram qualificados durante reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI), que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do Ministro da Economia, Paulo Guedes, que o preside. Outros 18 projetos também foram qualificados no País. O PPI garante prioridade nacional perante todos os agentes públicos, nas esferas administrativa e de controle da União, Estados, Distrito Federal e Municípios para a atração de investimentos privados.

 
 
  BR do Mar perde caráter de urgência no Senado a pedido do governo  
 

O projeto de lei 4.199/2020, intitulado de BR do Mar, perdeu o caráter de urgência  constitucional no Senado, após solicitação do governo federal publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Devido ao status de urgência, o PL estava trancando a pauta da Casa desde a última sexta-feira (23). Em entrevista para a Portos e Navios, o diretor diretor do departamento de navegação e hidrovias do Ministério da Infraestrutura, Dino Batista, disse que a pasta não tem uma expectativa de data, mas espera que os senadores compreendam a necessidade de aprovação do projeto.O texto do PL foi aprovado na Câmara dos Deputados em dezembro do ano passado e seguiu para apreciação no Senado.

 
 
  Estados reagem ao modelo de renovação antecipada da FCA  
 

O Estado do Rio de Janeiro engrossou o caldo contra o modelo da renovação antecipada da Ferovia Centro-Atlântica, operada pela VLI. Em audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, o secretário estadual de Transportes, Delmo Pinho, afirmou que o Rio é um dos mais afetados com a devolução dos trechos da FCA, mas sem o retorno financeiro decorrente disso; dos quase oito mil quilômetros concedidos à FCA, 840 quilômetros eram no Rio de Janeiro (a empresa opera apenas 40 quilômetros no estado). As críticas se somam às de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, cujo argumento em comum é de que a falta de investimentos na própria malha da FCA  é para retirar recursos da outorga e aplicar em obras diferentes dessa concessão. Entre os baianos, a proposta do setor produtivo, encabeçada pela Associação de Usuários dos Portos da Bahia - Usuport, é de exclusão do corredor Minas-Bahia da renovação antecipada - sem se opor à renovação de outros trecho - buscando uma nova licitação que atenda de modo eficiente a demanda de cargas do Estado e da ligação entre o Nordeste e o Sudeste.

 
 
  Maersk assina acordo para transportar, neste ano, 1 bilhão de doses de vacina contra a Covid-19  
 

A Maersk distribuirá massivamente vacinas contra a COVID-19 até o final de 2021. O projeto está em fase de testes em alguns países e, em breve, será expandido. A companhia já tem o setor farmacêutico como um de seus principais contratantes, e transporta corriqueiramente medicamentos e outras drogas que necessitam de refrigeração. A companhia possui a maior frota de contêineres refrigerados do mundo. Para se ter uma ideia, é possível colocar dois milhões de doses da vacina em apenas um container - o que significa transportar cerca de quatro bilhões de doses em um navio de tamanho médio.  Em 2020, a Maersk anunciou um acordo com a empresa farmacêutica Covaxx para também distribuir um bilhão de doses assim que a vacina for aprovada.

 
 
 

 

 
Av. Tancredo Neves, n 1222, Ed. Catabas Tower - s/813, Caminho das rvores, Salvador - Bahia. CEP: 41820-020   Telefax:(71) 3241-7337 usuport@usuport.org.br
www.usuport.org.br
Não responda este e-mail. Qualquer dúvida entre em contato conosco através de nosso website.