Caso não consiga ler este email, por favor clique aqui

Usuport nº 397   
 
01 de Abr de 2021  

Usuport e CBPM promovem webinar sobre transporte ferroviário de cargas na Bahia

    

 
  Usuport e CBPM promovem webinar sobre transporte ferroviário de cargas na Bahia  
 

A Associação de Usuários dos Portos da Bahia - Usuport e a Companhia Baiana de Pesquisas Minerais - CBPM promovem no dia 14 de abril um webinar para debater o cenário do transporte ferroviário de cargas na Bahia. Na oportunidade, especialistas farão uma análise das infraestruturas existentes e dos projetos em andamento, da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), de suas conexões portuárias e do potencial para o atendimento das necessidades dos usuários. O evento será transmitido pelo canal da Usuport no YouTube.

 
 
  Usuport busca reverter custos logísticos gerados pela greve de caminhoneiros no Porto de Salvador  
 

A Usuport está atenta a reverter possíveis custos adicionais com armazenagem e demurrage decorrentes da paralisação dos caminhoneiros que afetou o Porto de Salvador na última semana. Durante o movimento, a Associação atuou de forma a minimizar os impactos, reunindo os sócios em assembleia extraordinária e encaminhando comunicações ao Tecon Salvador e à Alfândega da Receita Federal, solicitando a suspensão da cobrança de armazenagem enquanto a greve estivesse em curso. Também foram notificadas as Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Econômico (SDE), para conhecimento e providências, e da Segurança Pública (SSP), no intuito de garantir a circulação e integridade de caminhões e condutores que não aderiram à paralisação.

 
 
  Belov construirá duas embarcações no estaleiro em Simões Filho  
 

O  Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante, em reunião no último dia 18, priorizou a Belov Engenharia para o financiamento da construção de duas embarcações em seu estaleiro, na cidade de Simões Filho. Os projetos Belov Stella Maris, embarcação RSV, equipada com robô, e o Belov Monte Serrat, embarcação SDSV, de mergulho raso, terão um custo estimado em R$ 207,4 milhões.

 
 
  Antaq prorroga consulta sobre padronização de serviços prestados por terminais de contêiner  
 

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários - Antaq  prorrogou para 20 de abril o prazo para obter contribuições, subsídios e sugestões para a Audiência Pública 04/2021, que dispõe sobre a proposta de padronização da estrutura de serviços básicos prestados pelos terminais de contêineres e definição de diretrizes acerca dos serviços inerentes, acessórios ou complementares. Da mesma forma, aguarda-se publicação de adiamento da consulta pública anonimizada da Secretaria de Advocacia da Concorrência e Competitividade do Ministério da Economia (SEAE/ME), para obter informações sobre a atuação de reguladores federais em diversos temas, como excessos regulatórios diretos e indiretos, omissão regulatória, inadequação interpretativa de normativos, atuação indevida, entre outros.

 
  MP prevê compartilhamento de dados de comex da Receita com Secex  
 

O governo editou a medida provisória 1.040/2021, com o objetivo de modernizar e desburocratizar o ambiente de negócios no Brasil. O texto enviado ao Congresso Nacional promove mudanças na legislação para simplificar a abertura de empresas, facilitar o comércio exterior e ampliar as competências das assembleias gerais de acionistas. Para importadores e exportadores de serviços e mercadorias, a MP prevê a alteração na Lei do Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv), de forma a oficializar o compartilhamento de dados da Receita Federal com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia. Leia mais.

 
  Liberação do Canal de Suez ainda gera consequências à navegação mundial  
 

A liberação do Canal de Suez na última segunda-feira (29) foi vista com alívio pelo mercado de navegação. Porém, a expectativa é que os efeitos do bloqueio se estendam pelas próximas semanas. O navio “Ever Given” ficou encalhado desde a terça-feira passada, formando uma fila de centenas de navios à espera para atravessar o canal. O prazo para a normalização das viagens no local varia de quatro a seis dias, de acordo com as estimativas das companhias de navegação. Para além da retomada das viagens, porém, haverá gargalos na chegada desses navios nos portos — tanto na Europa quanto na Ásia — com prováveis congestionamentos e atrasos na liberação das cargas. Leia mais.

 
 
 

 

 
Av. Tancredo Neves, n 1222, Ed. Catabas Tower - s/813, Caminho das rvores, Salvador - Bahia. CEP: 41820-020   Telefax:(71) 3241-7337 usuport@usuport.org.br
www.usuport.org.br
Não responda este e-mail. Qualquer dúvida entre em contato conosco através de nosso website.