Blog

01/04/2025

Em audiência pública, USUPORT defende eixo FICO-FIOL com conexão à FCA e aos portos da BTS

Em audiência pública, USUPORT defende eixo FICO-FIOL com conexão à FCA e aos portos da BTS

A USUPORT encaminhou contribuição oral e escrita à audiência pública 01/2025 da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), que trata sobre a concessão da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL).

- Acesse aqui a íntegra da contribuição escrita.

A proposta da ANTT é avaliar a possiblidade de conexão do eixo ferroviário FICO-FIOL, entre Correntina (BA) e Mara Rosa (GO), possibilidade da qual a USUPORT é favorável. A Associação defende ainda que haja a conexão da FIOL com a FCA, na região de Brumado (BA), para que os portos da Baía de Todos os Santos também sejam destinos das cargas transportadas.

"A ligação entre FICO e FIOL é o caminho natural de um planejamento ferroviário nacional. Esse corredor deve apoiar a escoar as cargas do Centro-Oeste brasileiro e do oeste da Bahia para os portos da costa baiana. A Bahia possui três portos públicos e sete terminais de uso privado à disposição destas cargas, nos dois sentidos de fluxo, sendo Ilhéus o destino óbvio, no futuro, mas também Aratu, Salvador e os TUPs na Baía de Todos os Santos, acessíveis por meio de uma conexão necessária com a FCA", afirma Paulo Villa, diretor executivo da USUPORT.

- Assista a contribuição oral da USUPORT na Audiência Pública ANTT 01/2025, realizada em Salvador/BA: