06/01/2025
O Porto de Salvador atingiu 23% de cancelamentos de escala de navios porta-container ao longo do ano de 2024. O resultado é 10% maior que o registrado no ano anterior.
Ao todo, foram 315 escalas programadas pelos armadores e 72 canceladas, de acordo com dados do Tecon Salvador, apurados pela USUPORT.
Os números apontam que dezembro foi o mês com maior incidência de cancelamentos no terminal soteropolitano, com 23 omissões de porto. Já nos meses de fevereiro e março todas as escalas foram realizadas.
A USUPORT tem levado os números ao conhecimento da Agência Nacional de Transportes Aquaviários - Antaq, por meio de sua Ouvidoria, mas as manifestações da Associação, até o momento, foram arquivadas pela Agência.
"Infelizmente a Antaq, a quem cabe regular o transporte aquaviário, não tem investiagado as razões deste grave problema que, sem dúvida, é prejudicial à economia baiana", afirma Paulo Villa, diretor executivo da USUPORT.