31/10/2024
A Associação de Usuários dos Portos, atenta à importância do Corredor Minas-Bahia, lança neste mês de novembro a campanha "Ferrovia de Integração Nacional", em defesa da malha ferroviária baiana.
O Corredor compreende quase 1/3 da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), a maior ferrovia do Brasil, que possui mais de 7.000 km de trilhos. Destes, 2.400 km cruzam a Bahia de norte a sul, com inserções em Minas Gerais, Sergipe e Pernambuco, atendendo aos portos e terminais da Baía de Todos os Santos, e sendo a principal ligação ferroviária entre o sudeste e o nordeste do país. Inegalvelmente, o Corredor Minas-Bahia é a Ferrovia de Integração Nacional.
Ao longo de quase 30 anos sob a concessão da FCA, o Corredor Minas-Bahia foi duramente prejudicado com a ausência de manutenção, de investimentos, com o abandono de trechos, cargas e clientes, tudo isso sob um olhar inerte do poder concedente. Atualmente FCA passa por um processo de renovação contratual de sua concessão junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e, tem entre as suas propostas, a devolução deste trecho à União.
A USUPORT participou de quatro das seis audiências públicas realizadas pela ANTT, não se opondo ao pleito da concessionária, desde que sejam atendidas condicionantes que devolvam a capacidade de operação da ferrovia e promovam sua modernização.