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17/12/2023

Portos graneleiros têm ano de maior congestionamento

Portos graneleiros têm ano de maior congestionamento

“O congestionamento de navios que carregam cargas de grãos nos portos brasileiros aumentou este ano devido às grandes colheitas e aos baixos níveis de água no Rio Amazonas. Entre janeiro e novembro, o tempo médio de espera atingiu 15 dias, acima da média de nove dias entre 2018 e 2022 e bem acima da média global de cinco dias para carregamentos de grãos em 2023”, afirma Filipe Gouveia , analista da BIMCO.

O Brasil é o maior exportador mundial de grãos, respondendo por 24% das exportações mundiais em 2022. As exportações aumentam após o início da colheita da soja em março e durante a colheita do milho em O Verão. O congestionamento normalmente é maior durante períodos de grandes volumes de exportação.

De acordo com a associação brasileira de exportadores de grãos, ANEC, o congestionamento foi particularmente alto este ano devido às grandes colheitas de grãos. Durante os meses de colheita, o armazenamento disponível era insuficiente, o que levou os agricultores a aumentar rapidamente as exportações, sobrecarregando os portos. O congestionamento piorou a partir de setembro, quando os baixos níveis de água na Amazônia interromperam o transporte marítimo no Norte. Nos próximos anos, o congestionamento poderá continuar a ser um problema, uma vez que se espera que as exportações de grãos do Brasil continuem fortes.

“O alto congestionamento no Brasil destaca a necessidade de gerenciar melhor as chegadas de navios. Se fossem adotados sistemas de chegada virtual ou just-in-time, os tempos de espera poderiam diminuir e poderiam ser alcançadas grandes poupanças nos custos de bunker e nas emissões de carbono”, afirma Gouveia.

Atualmente, os navios só podem entrar na fila para atracar na chegada, obrigando-os a navegar em velocidades regulares, apesar do congestionamento que se avizinha. Se os navios fossem autorizados a entrar na fila antes da chegada, poderiam optar por velocidades de navegação mais lentas, poupando assim quantidades significativas de combustível e reduzindo as suas emissões de carbono.

A chegada virtual é uma solução para navios que chegam aos portos com atrasos conhecidos. Ele permite que os navios ajustem sua velocidade durante a viagem para chegar bem a tempo ao porto. O navio “virtualmente chega” no horário programado se tivesse continuado na velocidade original, e a sobreestadia ou outras taxas recebem ajustes.

Fonte: BIMCO