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16/11/2023

Peru aposta em megaporto de US$ 3,6 bi para atrair agronegócio do Brasil

Peru aposta em megaporto de US$ 3,6 bi para atrair agronegócio do Brasil

A cidade de Chancay era conhecida por ser uma pacata cidade de pescadores a 80 km ao norte de Lima e um refúgio de fim de semana para os moradores da capital. Mas, hoje, a região próxima ao mar tornou-se um enorme canteiro de obras, com guindastes movendo pilares enquanto caminhões basculantes rodam o tempo todo.

O município está prestes a se tornar sede de um dos maiores portos de águas profundas na América Latina. A construção e operação serão realizadas totalmente por empresas privadas —o que as autoridades locais avaliam que pode ser um modelo para outras obras de infraestrutura no Peru.

O projeto é tão grande que tem o potencial de alterar o tráfego marítimo ao longo da costa do Pacífico da América do Sul, deslocando-o do Chile, Equador e Colômbia. Em sua fase inicial, o porto deverá movimentar 1 milhão de contêineres e 6 milhões de toneladas de carga por ano.

A Cosco Shipping, uma empresa estatal chinesa de transporte marítimo e logística, possui 60% do porto, enquanto o restante está nas mãos da Volcan, uma empresa de mineração peruana. Do custo total de construção de US$ 3,6 bilhões (R$ 18 bilhões), US$ 1,3 bilhão (R$ 6,5 bilhões) já foi investido na fase inicial, de acordo com a Cosco.

"A intenção do porto é atrair os países sul-americanos para o Peru como um ponto focal [para o comércio com a Ásia], aproveitando nossa localização estratégica", diz Gonzálo Ríos Polastri, vice-gerente geral da Cosco Shipping Ports Chancay Peru e ex-almirante. "Será um motor de desenvolvimento em várias indústrias."

O porto ocupará um terreno de 280 hectares. Somente os quebra-mares utilizaram concreto suficiente para construir 20 prédios de 10 andares e protegerão 1,5 km de espaço de doca, capaz de atracar alguns dos maiores navios de carga do mundo.

Um túnel de 1,8 km que foi escavado sob Chancay —em alguns pontos com 900 m de profundidade— conectará o cais a um centro logístico e à rodovia pan-americana sem interromper o tráfego na cidade.

A carga poderá chegar à China a partir do Peru em 10 dias, em vez de 45 como é atualmente. E o Brasil também deve se beneficiar do porto, que proporcionará acesso mais rápido aos mercados asiáticos para as exportações do país. Brasil e Peru estão conectados pela Rodovia Interoceânica Sul, que passa pelos polos agrícolas brasileiros de Acre e Rondônia.

"Há uma parte inteira do Brasil que olha muito mais para o Pacífico do que para o Atlântico", afirma Ríos Polastri. "Chancay tem muitas vantagens dentro do Peru, e uma delas é ser o porto mais próximo do Brasil. Isso é mais um incentivo para o comércio."

Peru aposta em megaporto de US$ 3,6 bi para atrair Brasil - 28/10/2023 - Mercado - Folha (uol.com.br)

Fonte: Folha de SP