Blog

03/04/2023

China entrega maior navio porta-contêineres do mundo

China entrega maior navio porta-contêineres do mundo

A MSC Tessa é o maior navio porta-contêineres do mundo, com capacidade para transportar mais de 23.000 contêineres em uma única viagem. O navio foi recentemente apresentado pela (MSC), uma das maiores empresas de transporte marítimo do mundo.

Com um comprimento de 400 metros e uma largura de 61 metros, a MSC Tessa é quase tão grande quanto o arranha-céu Empire State Building de Nova York. A embarcação é equipada com tecnologia avançada, incluindo motores a diesel com alta eficiência energética, um sistema de purificação de ar e um sistema de gerenciamento de combustível que ajuda a reduzir as emissões de dióxido de carbono.

A construção da MSC Tessa faz parte de um esforço mais amplo da indústria de transporte marítimo para reduzir sua pegada de carbono e se tornar mais sustentável. Segundo um relatório do Fórum Econômico Mundial, o transporte marítimo é responsável por cerca de 2,5% das emissões globais de dióxido de carbono.

Além disso, o navio representa um avanço significativo em termos de eficiência e capacidade de carga. O navio pode transportar o equivalente a mais de 23.000 contêineres de 20 pés em uma única viagem, o que significa que ele pode transportar mais mercadorias de uma só vez e reduzir o número de viagens necessárias.

No entanto, a construção de navios cada vez maiores também levanta preocupações sobre os impactos ambientais e econômicos do transporte marítimo. Um estudo de 2019 da Universidade de Plymouth descobriu que o aumento do tamanho dos navios porta-contêineres pode levar a um aumento no consumo de combustível e emissões de poluentes.

Fonte: O Petróleo