Blog

16/01/2023

Codeba seleciona empresas para implantação de "pedágio" ao Porto de Salvador

Codeba seleciona empresas para implantação de

A Companhia Docas da Bahia (Codeba) divulgou que a Sulog (Suape Logística ltda) e a Amalog (Amazonia Logistica Ltda) manifestaram interesse em se credenciar para exploração do pátio de triagem e estacionamento para caminhões destinados ou provenientes do Porto de Salvador.

De acordo com a Companhia, ambas as empresas atenderam aos requisitos estabelecidos no edital de Chamamento 1/2023. O projeto é visto com desconfiança pelos usuáriuos como uma espécie de "pedágio" de acesso ao porto.

O temor de quem depende do Porto de Salvador para operar é que retirar esta atividade de lá para uma área externa, de uso privado, obrigatório e cobrado, implica em transtornos como o aumento do custo do frete, redução do número de viagens por dia, aumento do tempo em trânsito, aumento do consumo de combustível, piora na relação porto-cidade e o custo adicional pelo serviço.

Além disso, o “passeio logístico” antes de adentrar ao porto poderia trazer problemas para a dinâmica urbana, que hoje tem o trânsito bem resolvido, com a Via Expressa concentrando a movimentação de cargas. 

Fonte: Ascom/Usuport, com informações de Agência iNFRA e Jornal Correio