Blog

16/12/2022

Usuários são surpreendidos com possibilidade de 'pedágio' de acesso ao Porto de Salvador

Usuários são surpreendidos com possibilidade de 'pedágio' de acesso ao Porto de Salvador

Os usuários do Porto de Salvador foram surpreendidos por uma iniciativa da Codeba em impor uma mudança na tentativa de aumentar a oferta de vagas no pátio de triagem do Porto de Salvador. Atualmente, nos momentos de pico de movimentação, utiliza-se uma área reserva, que fica ao lado do pátio, para atender ao volume excedido. Porém, a Companhia Docas optou por lançar uma concorrência para construção de um espaço fora da área do porto, de uso obrigatório e com uma cobrança adicional.  O pedágio seria mais uma despesa para o uso do porto. 

O temor de quem depende do Porto de Salvador para operar é que retirar esta atividade de lá para uma área externa, de uso privado, obrigatório e cobrado,  implica em transtornos como o aumento do custo do frete, redução do número de viagens por dia, aumento do tempo em trânsito, aumento do consumo de combustível, piora na relação porto-cidade e o custo adicional pelo serviço.

Além disso, o “passeio logístico” antes de adentrar ao porto poderia trazer problemas para a dinâmica urbana, que hoje tem o trânsito bem resolvido, com a Via Expressa concentrando a movimentação de cargas. 

Fonte: Com informações do Jornal Correio