16/12/2022
Os usuários do Porto de Salvador foram surpreendidos por uma iniciativa da Codeba em impor uma mudança na tentativa de aumentar a oferta de vagas no pátio de triagem do Porto de Salvador. Atualmente, nos momentos de pico de movimentação, utiliza-se uma área reserva, que fica ao lado do pátio, para atender ao volume excedido. Porém, a Companhia Docas optou por lançar uma concorrência para construção de um espaço fora da área do porto, de uso obrigatório e com uma cobrança adicional. O pedágio seria mais uma despesa para o uso do porto.
O temor de quem depende do Porto de Salvador para operar é que retirar esta atividade de lá para uma área externa, de uso privado, obrigatório e cobrado, implica em transtornos como o aumento do custo do frete, redução do número de viagens por dia, aumento do tempo em trânsito, aumento do consumo de combustível, piora na relação porto-cidade e o custo adicional pelo serviço.
Além disso, o “passeio logístico” antes de adentrar ao porto poderia trazer problemas para a dinâmica urbana, que hoje tem o trânsito bem resolvido, com a Via Expressa concentrando a movimentação de cargas.
Fonte: Com informações do Jornal Correio