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01/12/2022

Brasil pode ficar sem capacidade para movimentação de contêineres em 10 anos, diz diretor de empresa do setor

Brasil pode ficar sem capacidade para movimentação de contêineres em 10 anos, diz diretor de empresa do setor

O diretor de Investimentos da TiL (Terminal Investment Limited), Patrício Júnior, afirmou que o país ficará, em 10 anos, sem capacidade para movimentar contêineres nos portos.

A afirmação foi feita no evento Painel 2022 - Pacto Pela Infraestrutura e Eficiência Logística, realizado em Brasília. Júnior afirmou que defenderá junto ao atual governo, com o qual teve encontro com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, no mesmo dia, a necessidade de segurança jurídica para trazer US$ 2 bilhões em investimentos para o país. 

Ele pediu que seja feita a licitação do STS10, novo terminal de contêineres no porto de Santos (SP), e a concessão do porto de Itajaí (SC), onde também há um terminal de contêineres. A falta de espaço para movimentar contêineres em 10 anos, informada por ele, é baseada em projeções da própria empresa. Para o diretor, é preciso reverter a mentalidade de investir apenas quando falta a capacidade.

A TiL pertence ao grupo de navegação MSC e trabalha a favor de que não haja restrições à operação verticalizada de armadores e terminais no país, o que na visão das empresas traz benefícios da ampliação da capacidade de investimentos e ganhos de escala repassados ao consumidor.

Empresas e terminais que operam sem estarem associados a armadores contestam, indicando que o processo em curso é uma cartelização e denunciam abuso de poder de mercado por parte dos armadores e seus terminais controlados.

O diretor-geral da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Eduardo Nery, presente ao mesmo painel, alertou que é importante concluir o processo de concessão de Itajaí e defendeu a ampliação dos investimentos no setor para evitar gargalos logísticos no país nos próximos anos.

Fonte: Agência iNFRA