Blog

16/11/2022

Maersk alerta para "nuvens escuras no horizonte"

Maersk alerta para

A Maersk, uma das maiores empresas de transporte de contêineres do mundo, registrou na quarta-feira lucro recorde no terceiro trimestre devido às altas taxas de frete marítimo, mas observou uma desaceleração na demanda.

A gigante dinamarquesa, amplamente vista como um barômetro para o comércio global, reportou lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de US$ 10,9 bilhões no trimestre, acima das projeções de consenso dos analistas de US$ 9,8 bilhões e um aumento de cerca de 60% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A empresa confirmou sua orientação para o ano inteiro para o EBITDA subjacente de US $ 37 bilhões e fluxo de caixa livre acima de US $ 24 bilhões.

O CEO Soren Skou disse que os "resultados excepcionais" deste ano foram impulsionados por um aumento contínuo nas taxas de frete marítimo, mas disse que estava claro que elas atingiram o pico e começarão a se normalizar no quarto trimestre em meio à queda da demanda e a uma diminuição do congestionamento da cadeia de suprimentos. Skou sinalizou que os ganhos nas operações oceânicas da Maersk cairão nos próximos meses.

"Com aguerra na Ucrânia, uma crise energética na Europa, alta inflação e uma recessão global iminente, há muitas nuvens escuras no horizonte", disse Skou em um comunicado na quarta-feira.

"Isso pesa sobre o poder de compra do consumidor, o que, por sua vez, afeta a demanda global de transporte e logística. Embora esperemos que uma desaceleração da economia global leve a um mercado mais suave no oceano, continuaremos a buscar as oportunidades de crescimento em nosso negócio de logística".

Em seu relatório do segundo trimestre, a Maersk sinalizou uma desaceleração iminentena demanda global de contêineres em meio ao enfraquecimento da confiança do consumidor e ao congestionamento da cadeia de suprimentos.

A empresa disse na quarta-feira que a demanda global de contêineres deve se contrair entre 2% e 4% em 2022, abaixo de uma projeção anterior de +1% a -1%, observando que as taxas de frete e fretamento diminuíram no terceiro trimestre, à medida que a demanda se moderou e as restrições chinesas daCovid-19diminuíram.

As ações da Maersk caíram 6% durante o início do pregão na Europa.

Fonte: CNBC