Blog

01/11/2022

Escassez de contêineres refrigerados ainda será um problema em 2023

Escassez de contêineres refrigerados ainda será um problema em 2023

Embora os contêineres refrigerados (reefer) e padrão (secos) compartilhem as mesmas redes de transporte, suas tarifas muitas vezes não apresentam as mesmas tendências devido a diferenças nos fatores de oferta e demanda. E apesar de que as taxas de contêineres padrão tenham caído acentuadamente, espera-se que as taxas de contêineres frigoríficos diminuam em um ritmo significativamente mais lento até 2023, mas permaneçam elevadas em comparação com seus níveis pré-pandemia, observa um relatório do Rabobank.

As importações dos EUA da China em setembro caíram 22,7% ano a ano e 18,3% mensalmente. Espera-se que as taxas de contêiner padrão diminuam ainda mais em 2023, devido ao enfraquecimento da demanda de carga e à melhoria constante nas operações portuárias. Em contraste, o Drewry Reefer Index trimestral mostrou apenas sinais de aumento, atingindo um recorde de US$ 6.750 no terceiro trimestre de 2022. No entanto, a taxa de crescimento ano a ano, que atingiu o pico no quarto trimestre de 2021, desacelerou de o primeiro trimestre de 2022; o pequeno aumento no segundo trimestre de 2022 deveu-se à alta temporada anual para embarques refrigerados.

Uma taxa de crescimento ano a ano em declínio indica que os preços dos contêineres frigoríficos estão prestes a cair em relação aos níveis atuais. No entanto, espera-se que o ritmo de declínio seja significativamente mais lento do que o das taxas padrão de contêineres. As taxas atuais de contêineres frigoríficos podem persistir no quarto trimestre de 2022, mas um declínio profundo pode ser esperado no primeiro trimestre de 2023.

Resiliência de volumes frigoríficos

Ao contrário da queda na demanda de frete de carga seca, espera-se que os volumes no setor de frigoríficos sejam resilientes durante a desaceleração econômica. A Seabury Cargo espera que os volumes globais de contêineres frigoríficos continuem a crescer até 2021-2026 em um CAGR (crescimento anual composto) de 3,1%. Drewry projeta um valor semelhante de 3,0%.

Até 2023, o Rabobank espera que os volumes globais de comércio de contêineres frigoríficos permaneçam estáveis ​​com potencial de crescimento limitado. Além disso, os volumes podem variar entre produtos refrigerados e rotas:

Os volumes de frutas podem não crescer devido ao enfraquecimento da demanda, bem como altos custos de produção e incerteza de preços.

Espera-se que os volumes de frutos do mar permaneçam fortes, mas o crescimento pode não ser tão forte quanto em 2021-2022.

Os volumes de carne também mostram um quadro misto: a UE diversificou suas exportações de carne suína para outras regiões, pois os volumes para a China permanecem baixos; importações de carne bovina para a China devem permanecer fortes

Além disso, espera-se que os volumes de comércio de aves permaneçam fortes, pois os consumidores podem mudar de carne bovina e suína para aves como a proteína de carne mais barata durante a crise econômica.

Nova capacidade com conexões refrigeradas

A maioria dos navios porta-contêineres a serem entregues em 2023 e 2024 gerará aumentos na capacidade de conexão de contêineres frigoríficos de 7,1% e 8,4% em relação ao ano anterior, respectivamente. O crescimento médio anual da capacidade de conexão de contêineres frigoríficos para 2022-2026 é estimado em 3,9%, o que é consideravelmente superior ao crescimento do comércio de contêineres oceânicos mencionados acima. Portanto, a capacidade de conexão não será um problema nos próximos anos. No entanto, essa capacidade efetiva pode ser afetada negativamente pela estratégia de navegação em branco das empresas de navegação visando o controle das tarifas de carga seca.   

O reposicionamento de contêineres frigoríficos refrigerados

O número total de contêineres frigoríficos em todo o mundo deve chegar a 4 milhões de TEUs em 2026, com um CAGR de 34%. Crescimento acima do esperado para o volume de embarques frigoríficos. No entanto, distribuir o número correto de contêineres refrigerados onde eles são necessários continua sendo um grande desafio por três motivos. Os desequilíbrios entre importações e exportações das principais regiões exportadoras (América do Sul e Central) e das regiões importadoras (China).

Além do mais, carga refrigerada, como produtos frescos, é altamente sazonal, complicando ainda mais o planejamento de capacidade.

O atual congestionamento dos portos (especialmente nos EUA e na Europa) desacelera a circulação de contêineres refrigerados, prolongando sua escassez nas regiões exportadoras até 2023.

Projeções

A capacidade de fornecimento global no setor de contêineres refrigerados provavelmente não será um problema em 2023. Portanto, espera-se que as taxas de contêineres refrigerados diminuam até o próximo ano. No entanto, o ritmo de declínio será significativamente mais lento do que o das taxas padrão de contêineres, porque a demanda por transporte refrigerado deve permanecer resiliente durante a desaceleração econômica, enquanto a escassez de contêineres continuará a ser um problema nas principais regiões exportadoras.

No entanto, as taxas permanecerão acima dos níveis pré-pandemia devido ao aumento dos custos operacionais (por exemplo, combustível), alteração de volumes nas rotas comerciais globais, incertezas geopolíticas e regulamentos de sustentabilidade mais rigorosos a partir de 2023.

Fonte: Mundo Marítimo