Blog

16/08/2022

Usuport alerta usuários para proposta da Antaq de padronização de serviços nos terminais de contêiner

Usuport alerta usuários para proposta da Antaq de padronização de serviços nos terminais de contêiner

A Associação de Usuários dos Portos da Bahia - Usuport chama a atenção das empresas e entidades de usuárias para a proposta normativa da Agência Nacional de Transportes Aquaviários - Antaq sobre a padronização da estrutura de serviços prestados pelos terminais de contêineres e definição de diretrizes acerca dos serviços inerentes, acessórios ou complementares. 

"Essa proposta da Antaq é complexa, quando deveria ser simples e objetiva. Se mostra contraditória, uma vez que não inclui o THC (capatazia), que é o principal serviço, mas elenca diversas tarifas indevidas, de serviços não prestados, o que a torna anticompetitiva e contraria os interesses do país. É importante a atuação dos usuários para corrigir essa nota", afirma Paulo Villa, diretor- executivo da Usuport.

O assunto é tema de consulta e audiência pública em andamento, cujas contribuições devem ser enviadas até 31 de agosto por meio e na forma do formulário eletrônico disponível no site da Agência. As minutas jurídicas e os documentos técnicos estão disponíveis aqui. Já a data da Audiência Pública ainda será definida e informada pela Antaq.

Fonte: Ascom/Usuport