Blog

30/06/2022

Os terminais de contêineres têm abusado de sua posição dominante, diz diretor da Usuport

Os terminais de contêineres têm abusado de sua posição dominante, diz diretor da Usuport

O diretor-executivo da Usuport, Paulo Villa, condenou a insistência dos terminais de contêineres na cobrança de tarifas que contribuem para o aumento do Custo Brasil. A afirmação foi feita em entrevista à Agência iNFRA sobre parecer do Departamento de Estudos Econômicos do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) que legitima a cobrança de THC2/SSE, uma semana após o plenário do Tribunal de Contas da União declarar a mesma como ilegal.

“Esse tipo de cobrança aos usuários - assim como outras tantas, como a taxa de escaneamento - faz com que o país tenha custos elevados para importar e exportar seus produtos. A decisão do TCU é uma oportunidade que se abre no momento em que o país passa a ser olhado como opção industrial à China, de que o Brasil possa ser mais competitivo internacionalmente”, afirmou Villa.

“Os terminais de contêineres têm abusado de sua posição dominante. Os usuários não têm opção de escolha diante da baixa concorrência no setor de terminais e de transporte marítimo”, complementou.