Blog

01/06/2022

Mário Povia assume Secretaria de Portos do Minfra

Mário Povia assume Secretaria de Portos do Minfra

O ex-diretor-geral da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Mário Povia, o novo secretário de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura. Ele foi nomeado na terça-feira (24), em edição extra do Diário Oficial da União, no lugar de Diogo Piloni, que pediu para deixar o cargo.

Povia, que ocupava o cargo de diretor de Gestão Portuária da Companhia Docas do Rio de Janeiro, é advogado e tem perfil técnico do setor. Antes de assumir a direção-geral da Antaq, na época com apoiamento político do então PMDB, foi superintendente na agência. O nome foi escolha do ministro Marcelo Sampaio.

A saída de Piloni estava tratada com Sampaio desde antes de ele assumir o cargo. O ex-secretário, que é servidor concursado do Ministério da Economia, decidiu ingressar no setor privado. Ele ainda analisa convites e deve decidir nas próximas semanas para onde pretende ir, o que passará por avaliação da Comissão de Ética Pública sobre se ele terá ou não que cumprir quarentena.

Piloni estava na área portuária do governo desde o início do projeto de remodelação do setor, ainda no governo da presidente Dilma Rousseff, em 2012. Foi escolhido pelo ex-ministro Tarcísio de Freitas para tocar o setor, onde teve autonomia quase que total para tocar os principais projetos do setor, entre eles a mudança no marco legal da cabotagem (BR do Mar), os processos de arrendamento portuário e de desestatização portuária.

Fonte: Agência iNFRA