Blog

15/02/2022

Canal do Panamá reduzirá o calado máximo dos Neopanamax para 1,095m

Canal do Panamá reduzirá o calado máximo dos Neopanamax para 1,095m

A partir de 1º de março, navios com calados que excedam o máximo de 15,09 metros pés poderão transitar dependendo do nível real do Lago Gatún no momento do trânsito, caso contrário o navio será obrigado a reduzir a carga para o trânsito.

O calado máximo está atualmente em 15,24 metros. Em 1º de janeiro, a Autoridade do Canal do Panamá (ACP) disse que a restrição atualizada do projeto foi baseada no nível atual e projetado do Lago Gatún para as próximas semanas. O ACP disse que anunciaria novos ajustes em decréscimos de 15 centímetros com pelo menos quatro semanas de antecedência.

Os navios-tanque Suezmax totalmente carregados normalmente exigem um calado de 15,24 metros para uma carga completa de um milhão de barris e, portanto, não seriam capazes de transitar pelo canal com a nova restrição.

Os graneleiros secos Handysize, Supramax, Ultramax e Panamax, com calados máximos de 10 metros, 11 metros e 12 metros, respectivamente, poderão passar pelos restritos 15,09 metros de calado máximo.

Para navios porta-contêineres que navegam na rota do norte da Ásia para a costa leste dos EUA, todos os navios podem transitar pelo Canal do Panamá. No entanto, os navios maiores da classe Neopanamax, que normalmente ostentam um calado de 15,21 metros se carregados com até 14.500 TEUs, excederão ligeiramente o calado máximo.

Fonte: Portos e Navios