Blog

30/11/2021

Usuport questiona números do Corredor Minas-Bahia da FCA e cobra modernização da ferrovia

Usuport questiona números do Corredor Minas-Bahia da FCA e cobra modernização da ferrovia
Integrante de um movimento denominado Bahia nos Trilhos, a Associação de Usuários dos Portos da Bahia - Usuport questiona a eficácia dos dados divulgados pela VLI, concessionária da Ferrovia Centro-Atlântica, referentes ao movimento semestral do corredor ferroviário Minas-Bahia.
 
De acordo com a operadora, em reportagem publicada no site da revista Portos e Navios, foram movimentadas 4 milhões de toneladas de cargas no ramal entre janeiro e junho de 2021, que significa 32% de aumento em referência ao mesmo período do ano anterior.
 
“Uma movimentação de 4 milhões de toneladas em um semestre, além de indicar um número pequeno de TKU, representaria, no máximo, apenas cerca de 15% do potencial da ferrovia”, explica Paulo Villa, diretor-executivo da Usuport. 
 
“Somente na Linha Centro, de 500 km entre o Porto de Aratu e Juazeiro/BA, há um potencial estimado de aproximadamente 10 milhões de toneladas anuais, entre frutas, fertilizantes e minérios”, complementa Villa. 
 
O movimento Bahia nos Trilhos tem como objetivo a reativação e modernização das ferrovias baianas, tendo como foco o Corredor Minas-Bahia, principal ligação entre o nordeste e o sudeste do país.
 
“São 2.400 km que, ao  longo de 25 anos, vem sendo gradativamente sucateados com o abandono de trechos, clientes e cargas. A FCA, neste momento, pleiteia à ANTT a renovação antecipada da concessão por mais 30 anos sem garantir quaisquer investimentos que proporcionem prestação de serviço adequada ao corredor Minas-Bahia, o que não podemos aceitar”, finaliza Paulo Villa.

Fonte: Ascom/Usuport