Blog

16/11/2021

Unigel reabre fábrica de fertilizantes em Camaçari

Unigel reabre fábrica de fertilizantes em Camaçari

Já em plena operação há cerca de dois meses, depois de ser arrendada da Petrobras pelo Grupo Unigel, a planta de produção da antiga Fábrica de Fertilizantes do Nordeste (Fafen) em Camaçari foi reaberta oficialmente em solenidade realizada nesta quarta-feira, 3, com a presença do governador Rui Costa.

"Como a Petrobras não tinha mais interesse econômico, a planta ficou abandonada. Tivemos que fazer um investimento grande, da ordem de R$ 300 milhões , para torná-la viável. Tivemos 2 mil funcionários no pico da obra e agora estamos com 500 na operação", afirma o diretor de relações institucionais do Grupo Unigel, Roberto Fiamenghi, também presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos de Camaçari (Sinpec) e um dos vice-presidentes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

Ao decidir pelo fechamento da fábrica devido à situação deficitária, a Petrobras "deixou de fazer manutenção" na unidade, prossegue Fiamenghi, o que causou "muitas paradas de produção".

Além da unidade na Bahia, a Unigel também arrendou da estatal a antiga Fafen em Laranjeiras (SE). Somadas, as duas plantas terão capacidade de produzir 925 mil toneladas de amônia, 1,125 milhão de toneladas de ureia e 320 mil toneladas de sulfato de amônio.

Junto com as duas fábricas de fertilizantes, o arrendamento inclui os terminais marítimos de amônia e ureia no Porto de Aratu, na Bahia.

Fiamenghi acrescenta que "está no radar" do grupo a unidade da Fafen do Paraná, também fechada pela petrolífera. "Estudamos a possibilidade, mas ainda não conseguimos viabilizar", diz.

Ao participar da cerimônia no Polo Petroquímico de Camaçari, o governador destacou a importância do empreendimento. "É um momento de alegria ver o retorno dessa fábrica que, pelo tamanho e importância, não poderia ficar fechada. Se o Brasil quer ser e é um dos quatro maiores produtores de alimentos do mundo, não pode abrir mão de ter uma produção de fertilizantes. Os maiores produtores de alimentos produzem internamente, em seus países, mais de 80% dos fertilizantes que precisam. Então, do ponto de vista estratégico, é fundamental para a nação brasileira aumentar a produção de fertilizantes”, declarou Rui. Segundo o governo, foram gerados 320 empregos diretos com o retorno das atividades.

O fundador da Unigel, Henri Slezynger, informou na solenidade que a empresa também investirá na instalação de uma fábrica de amônia verde na cidade. ”A previsão é que as operações sejam iniciadas até o fim do próximo ano. Será a primeira fábrica de amônia verde no país e uma das primeiras e maiores em todo o mundo, colocando a Bahia num lugar de destaque internacional”, disse.

O diretor de relações institucionais da Unigel ressalta a importância da retomada da produção de fertilizantes para o país. "Com a parada da Fafen, o Brasil tinha que importar 100%. A gente vai conseguir atender 20% do mercado, o que traz um benefício para a balança comercial", aponta.

Diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Química (Sindiquímica), o vereador Dentinho do Sindicato comemora o retorno da produção. "Camaçari e a Bahia ganham com isso. Os trabalhadores, a cidade, só têm a ganhar. É uma parceria forte a longo prazo, eles vão abrir também a fábrica de amônia verde", afirma, ao citar a indústria farmacêutica e o agronegócio como alguns dos segmentos beneficiados. O vereador lembra que parte da amônia produzida pela Unigel servirá também para abastecer outras fábricas do Polo Petroquímico.

Já Radiovaldo Costa, diretor do Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro), classifica a reabertura como a "comprovação" de que a Petrobras poderia continuar na operação da planta. "A Petrobras poderia fazer ajustes e continuar a produção, já que o princial insumo é o gás natural, e o preço do gás sempre foi a justificativa [para o fechamento]. Infelizmente, nossas ações não foram suficientes e isso resultou na operação pela Unigel. A Petrobras tinha o knowhow, agora ela aluga para uma empresa privada. Nenhuma empresa vai fazer investimento sem garantia de retorno", defende.

O sindicalista também compara a quantidade de postos de trabalho e de benefícios aos empregados. "Em 2018, quando a Fafen estava em operação, tínhamos algo em torno de 420, 430 trabalhadores, uma gama significativa; e os terceirizados chegavam a quase 700. Uma massa muito maior do que a Unigel está anunciando. [...]A massa salarial também era maior. Não temos esses dados precisos, mas os números iniciais indicam uma redução de 50%", diz.

Estrutura

A Unigel é o maior produtor latino-americano de acrílicos e estirênicos, com plantas em São Paulo e na Bahia. A unidade de Camaçari tem capacidade instalada anual de 160 mil toneladas de estireno, 15 mil toneladas de policarbonato, 95 mil toneladas de acrilonitrila, 12 mil toneladas de cianeto de sódio, 6 mil toneladas de tolueno e 3 mil toneladas de acetonitrila. O estireno produzido também serve de matéria-prima para a produção de poliestireno nas plantas de São José dos Campos e Guarujá.

Na Bahia, o grupo possui ainda uma planta instalada em Candeias, com capacidade anual de 20 mil toneladas de resinas acrílicas, 400 mil toneladas de sulfato de amônio e 90 mil toneladas de metacrilato (ou MMA). O sulfato de amônio produzido é usado sobretudo em fertilizantes, enquanto o MMA é utilizado principalmente para a fabricação de plásticos e borracha sintética.

Fonte: A Tarde