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18/10/2021

Entidades acreditam em possibilidade de fabricação contêineres no Brasil

Entidades acreditam em possibilidade de fabricação contêineres no Brasil

Transportadores marítimos de longo curso avaliam que a fabricação de contêineres no Brasil poderia contribuir para atenuar a pressão sobre as exportações, principalmente para a capacidade extra nesse período de congestionamentos em grandes portos no hemisfério Norte. A avaliação do Centro Nacional de Navegação Transatlântica (Centronave) é que ainda existem muitos desafios para que essa hipótese se torne realidade, principalmente do ponto de vista de custos, mas que poderiam ser concedidos por meio de incentivos em benefício do comércio exterior brasileiro e da competitividade. O diretor-executivo do Centronave, Cláudio Loureiro, disse que tem lançado em alguns fóruns essa provocação a respeito do tema, que já vinha gerando certa ‘inquietação’.

Ele observa instalações industriais recém desmobilizadas que poderiam ser aproveitadas para a montagem desses equipamentos no Brasil, assim como metalúrgicos e profissionais qualificados. Loureiro vê a possibilidade de esse negócio poder atrair, por exemplo, fabricantes chineses. Hoje, eles concentram mais de 90% da produção mundial, com a China fabricando 600.000 contêineres por mês. A competitividade dos custos de mão-de-obra, no entanto, afastou outros países dessa atividade.

Loureiro defende que as políticas de tributação estejam mais abertas ao comércio exterior. Ele explicou que o contêiner construído no exterior e que entra em território brasileiro a bordo de navio estrangeiro chega com dispositivo legal de ‘internação temporária’, sem pagar tributo porque se supõe que cumpre uma função logística. O diretor do Centronave sugeriu que se olhe o contêiner produzido em território nacional da mesma forma, a fim de inviabilizar a produção.

Fonte: Portos e Navios