Blog

01/09/2021

Com presença de Bolsonaro, concessão da Fiol I será assinada no dia 3/09 em Tanhaçu

Com presença de Bolsonaro, concessão da Fiol I será assinada no dia 3/09 em Tanhaçu

A assinatura do contrato de concessão do trecho I da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol I) com a Bahia Mineração (Bamin), associada Usuport, está marcada para a próxima sexta-feira, dia 3 de setembro. O ato acontecerá às 9h, no povoado de Sussuarana, no município de Tanhaçu, e terá a presença do presidente Jair Bolsonaro.

Com o contrato assinado, a Bamin de fato assume a concessão do trecho de 537 quilômetros entre Ilhéus e Caetité, e terá 180 dias para elaborar um programa detalhado de ações, para ser entregue à Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT. Só depois desses trâmites que empresa poderá colocar em prática os investimentos previstos de R$ 3,3 bilhões nos próximos cinco anos para concluir a ferrovia (trecho I, que está com 74% das obras físicas finalizadas) e comprar material rodante (16 locomotivas e 1.107 vagões, inicialmente). 

A Fiol I está com cerca de 75% do seu traçado concluído. As obras estão praticamente paradas desde meados de 2015, consequência da crise econômica e principalmente dos desdobramentos da operação Lava-Jato, que desmantelou parte do setor da construção civil pesada do país devido ao envolvimento de empreiteiras em supostos escândalos de corrupção.

Os 537 quilômetros de extensão do primeiro trecho da Fiol foram arrematados pelo valor de outorga de R$ 32,73 milhões. A principal função do trecho será o transporte da produção do minério da mina Pedra de Ferro, em Caetité, até o Porto Sul, complexo portuário que será construído pela Bamin. Com isso, a empresa irá concentrar a exploração do minério, além do transporte ferroviário e naval.

Fonte: Modais em Foco, com alterações