Blog

02/08/2021

Após denúncias da Usuport, SEAE busca subsídios sobre aspectos concorrenciais e regulatórios da RN-34 da Antaq

Após denúncias da Usuport, SEAE busca subsídios sobre aspectos concorrenciais e regulatórios da RN-34 da Antaq

A Secretaria de Advocacia da Concorrência e Competitividade (SEAE) do Ministério da Economia abriu audiência pública e tomada de subsídios com vistas a colher contribuições acerca dos aspectos concorrenciais e regulatórios da Resolução Normativa nº 34/2019 da Agência Nacional de Transportes Aquaviários - Antaq.

A medida é consequêcia da denúncia apresentada pela Associação de Usuários dos Portos da Bahia - Antaq, no âmbito do programa Frente Intensiva de Avaliação Regulatória e Concorrencial - FIARC. 

As contribuições para a tomada de subsídios devem ser encaminhadas pelo Portal Participa + Brasil até o dia 20 de agosto através do endereço https://www.gov.br/participamaisbrasil/antaq27 . 

Já a audiência está marcada para o dia 26 de agosto. Os interessados deverão enviar o nome, filiação institucional e endereço eletrônico para o e-mail: seae-sureg-codec@economia.gov.br até o dia 20 de agosto.

AMICUS CURIE

A SEAE publicou também chamamento público para envio de PARECER DE AMICUS CURIE no âmbito da mesma questão. Poderão participar grupos de pesquisadores para a elaboração de parecer econômico voltado para aferir a identificação ou não de ato normativo com problemas concorrenciais.

O parecer deverá realizar análise econômica, baseada na literatura, em evidências empíricas ou experiência internacional sobre o impacto concorrencial das normas mencionadas nos requerimentos. Em particular, deve também investigar se as normas incorrem em problemas concorrenciais referidos de forma exemplificativa nos artigos 4º a 12 da Instrução Normativa SEAE nº 97, de 2020.

Os grupos de pesquisadores poderão ser formados exclusivamente para a elaboração e submissão do presente parecer, não havendo a exigência de previamente estarem organizados como núcleo de pesquisa ou entidade semelhante, nem de serem formalizados ou parte de uma instituição de ensino, desde que observados os demais requisitos do Edital.

O parecer deverá ser enviado  até 19 de setembro de 2021 para o seguinte correio eletrônico: seae-sureg-codec@economia.gov.br

Clique aqui e veja o Edital na íntegra.