Blog

02/08/2021

Bamin fecha acordo com FCA e vai exportar minério pelo Terminal Enseada

Bamin fecha acordo com FCA e vai exportar minério pelo Terminal Enseada
A Ferrovia Centro Atlântica que estava transportando a produção da Bamin Mineração,  saindo de Caetité, no interior do estado da Bahia, passando por Minas Gerais para ser exportado pelo porto de Tubarão no Espirito Santo. Agora a  VLI, que controla a Ferrovia Centro Atlântica,  assinou contrato com a Bamin, para que a produção seja exportada pelo  Porto TUP Enseada do Paraguaçu. A operação já teve início e a movimentação estimada é de 490 mil toneladas ao longo de 2021.
 
Com o acordo, o minério saíra da mina Pedra de Ferro, em Caetité, seguindo de caminhão por 41 km até Licínio de Almeida (BA), onde será feito o transbordo para a ferrovia. De Licínio de Almeida, os trens percorrerão 560 km até Petim (no município de Castro Alves), onde o minério voltará para o caminhão para mais 100 km com destino ao Porto de Enseada, em Maragojipe, no Recôncavo Baiano.
 
Para viabilizar esta primeira operação, estão sendo investidos R$ 35,8 milhões em material rodante e na reativação do terminal ferroviário em Licínio de Almeida, assim como a construção de um terminal de transbordo ferroviário/rodoviário em Castro Alves, onde será realizada a descarga do minério de ferro dos vagões e o carregamento dos caminhões que seguirão até o porto.
 
Com o início das operações de comércio exterior, a Bamin passa a ser um player global na produção e comercialização de minério de ferro. O produto que está sendo exportado é classificado como DSO 65, que o qualifica na categoria premium, com baixo índice de contaminantes.

Fonte: Bahia Econômica