Blog

16/07/2021

Em audiência na Câmara, secretário do MInfra põe em dúvida renovação antecipada da FCA

Em audiência na Câmara, secretário do MInfra põe em dúvida renovação antecipada da FCA

De acordo com reportagem da Agência iNFRA, o secretário nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, Marcelo da Costa, pôs em dúvida a renovação antecipada da Ferrovia Centro-Atlântica, hoje administrada pela VLI, durante audiência pública na Câmara dos Deputados.

Costa afirmou que o governo ainda se questiona sobre a vantajosidade dessa renovação, após diversas críticas de parlamentares e gestores durante o encontro da Comissão de Viação e Transportes, realizada nesta quinta-feira (15).

A ANTT analisa a prorrogação do contrato de concessão da maior malha ferroviária do país, com 7,2 mil quilômetros em sete estados e o Distrito Federal, muitos deles atravessando áreas urbanas, e sendo o maior trecho em Minas Gerais. O período de consulta pública organizado pela agência se encerrou em fevereiro deste ano. O projeto também prevê a devolução de 1,7 mil quilômetros da malha original ao poder público.

"A vantajosidade é uma pergunta que ainda nós fazemos. Não tem nada resolvido quanto a isso. E esse é o poder de barganha que temos, como poder público, de levar a concessionária ao limite da viabilidade do seu negócio. E, no momento certo, ela decidirá se vale a pena continuar ou se ela toca o seu projeto até o final regular da concessão, em 2026", disse Marcelo da Costa.

O diretor executivo da Usuport, Paulo Villa, viu como animadora a declaração do secretário. "Os termos propostos para a renovação antecipada, sem previsão de investimentos que modernizem a ferrovia, são prejudiciais também à Bahia e a todo Brasil”, afirmou.

Fonte: Com informações da Agência iNFRA