Blog

16/07/2021

Enseada obtém licença definitiva para exportação de minério

Enseada obtém licença definitiva para exportação de minério
O complexo naval, industrial e logístico Enseada obteve, na quarta-feira (7) a licença definitiva para operar como porto no escoamento de minério de ferro, ampliando os negócios para além do setor naval e industrial. O ato ocorreu na sede do Ministério da Infraestrutura, em Brasília.
 
O documento emitido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários  - Antaq é válido por 25 anos e prevê que o Enseada armazene e movimente granéis minerais (minério de ferro), cargas gerais e equipamentos de grandes dimensões, a exemplo de torres e pás eólicas, além de ampliar a área do terminal portuário para 740 mil metros quadrados, transformando o Enseada em um dos maiores portos em operação do Nordeste.
 
A expectativa da empresa é de que a nova atividade ocupe em torno de 40% da área do complexo. “O Enseada foi o maior investimento da história da indústria de construção naval no Brasil. Já foram investidos R$ 3,2 bilhões”, destacou o presidente da empresa, Maurício Almeida, no programa Política & Economia, do Jornal Correio*.
 
“Maragogipe, onde o Enseada está instalado, é uma área única, de calado profundo, ao final da Baía de Todos os Santos, sem incidências de ventos, de correntezas. São águas abrigadas na extensão do Rio Paraguaçu”, destaca Almeida. “Nós definitivamente temos uma localização estratégica para a construção de navios e plataformas, que também vai nos ajudar nesta nova vocação, que é a operação portuária”, diz.

 

Fonte: Com informações de Modais em Foco e Bahia Econômica