Blog

16/07/2021

Biden aciona agências de transporte para resolver questões de concorrência

Biden aciona agências de transporte para resolver questões de concorrência

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai orientar as agências de transporte americanas que abordem a concorrência nos transportes ferroviários e marítimos, à medida que os transportadores lutam com altas taxas de frete.

Com a medida, a Comissão Marítima Federal (FMC) e o Surface Transportation Board (STB) devem encontrar soluções possíveis para proteger os exportadores americanos dos altos custos impostos pelos transportadores oceânicos e reprimir as taxas injustas e irracionais, incluindo taxas de detenção e demurrage.

As taxas de demurrage e detenção impostas aos transportadores por contêineres mais do que dobraram no último ano.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou que Biden vai orientar a FMC a reprimir "taxas injustas e irracionais" na indústria marítima e trabalhar com o Departamento de Justiça para investigar práticas anticoncorrenciais.

Paradoxalmente, espera-se que a diretiva biden não olhe para os operadores do Jones Act, com o presidente um apoiador da decisão que prioriza a tonelagem dos EUA.

O STB, por sua vez, será incumbido de tomar medidas de longa data para aumentar a concorrência onde a ferrovia é monopolizada, incluindo as chamadas "regras de comutação competitiva" que exigem uma ferrovia monopólio para conceder acesso à sua ferrovia sob certas condições.

As taxas spot de transporte de contêineres na rota Xangai – Los Angeles subiram US$ 466 esta semana para ficar em um recorde de US $ 9.631 para um feu, que é 229% maior do que o mesmo período em 2020, mostram dados mais recentes de Drewry.

Outras nações, incluindo China, Vietnã e Coreia do Sul, também analisaram o enfrentamento dos altos custos de transporte no último ano.

Fonte: Com informações de Splash 247