Blog

01/07/2021

Pesquisa CNI indica crescimento do transporte marítimo no primeiro trimestre

Pesquisa CNI indica crescimento do transporte marítimo no primeiro trimestre

Quais foram os efeitos reais da pandemia na economia brasileira? Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado nesta segunda-feira (28), indica que quatro dos sete setores pesquisados tiveram queda no primeiro trimestre de 2021 em relação ao primeiro trimestre de 2020. Em contrapartida, o transporte marítimo cresceu no período, apontado para uma tendência de crescimento.

A pesquisa CNI avaliou índices de energia elétrica, telecomunicações, petróleo & gás, transporte marítimo, transporte ferroviário, transporte rodoviário e transporte aéreo. A movimentação aeroportuária de passageiros foi o setor com maior decréscimo no volume de passageiros: 47%. Em segundo lugar, ficou o tráfego em rodovias com pedágio, com menos 9%.

Os destaques positivos do levantamento ficaram com a movimentação de carga marítima e ferroviária. A pandemia não foi suficiente para prejudicar a tendência de crescimento no transporte de cabotagem, que cresceu 12% na comparação dos primeiros trimestres de 2020 (antes da chegada do coronavírus ao Brasil) e 2021. A movimentação de longo curso, com exportações e importações, foi 11% maior. Boa parte desse resultado se deve à operação de minério de ferro, que registrou uma expansão de 19%, em consequência da combinação de dois fatores: o aumento do preço internacional do produto e a retomada da produção.

O estudo da Confederação Nacional da Indústria traz outros números relevantes da infraestrutura na pandemia. Houve uma redução de 4% no consumo comercial de energia elétrica e de 13% no consumo de petróleo. Na área de telecomunicações, os acessos de internet fixa e móvel se expandiram em 9% e 6%, respectivamente. O aumento de 8% no consumo industrial de energia elétrica e de 10% no volume médio diário de gás revelam os esforços do setor produtivo em retomar suas atividades.

Fonte: Portos e Navios