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16/06/2021

Comex enfrenta congestionamento global de contêineres

Comex enfrenta congestionamento global de contêineres

De Shekou a Seattle, Amsterdã a Auckland, os contêineres estão recuando como nunca antes na história de 65 anos da indústria, à medida que a indústria de forros lida com a enorme tensão trazida pelo Covid-19 e o comportamento excepcional do consumidor.

Dados fornecidos ao Splash hoje da Seaexplorer, uma plataforma de transporte de contêineres criada pela gigante logística Kuehne+Nagel, mostram o snarl-up global de transportadoras com cadeias de suprimentos sob enorme estresse.

Embora muito tenha sido escrito sobre os problemas de congestionamento portuário em curso nos EUA e as consequências de um recente surto de Covid-19 nos portos no sul da China, o mapa (veja abaixo) fornecido pela Seaexplorer mostra claramente o fenômeno global do congestionamento do forro em 2021. Os pontos vermelhos representam aglomerados de navios, enquanto os laranjas marcam portos congestionados ou que sofrem com operações de interrupção.

Como está hoje, há mais de 300 contêineres esperando que os espaços de atracação se abram ao redor do mundo.

Comentando via LinkedIn, Otto Schacht, vice-presidente executivo de logística marítima da Kuehne + Nagel, observou: "Os transportadores melhor aumentam os estoques, as cadeias de suprimentos são muito apertadas, apenas com o tempo não funciona nestes tempos, a demanda do consumidor continuará forte".

"Em termos de capacidade, é altamente provável que isso seja severamente inclinado para navios maiores esperando na fila e, portanto, ainda mais em termos de capacidade", comentou Lars Jensen, CEO da consultoria dinamarquesa de forros, Vespucci Maritime.

"As redes globais de forros de deepsea estão mais finas do que em qualquer momento no passado, com congestionamentos de portos e interrupções de rede amarrando navios e caixas em todo o mundo", disse Alan Murphy, CEO da Sea-Intelligence, ao Splash.

No passado, haveria muito buffer no sistema, também conhecido como supercapacidade, para lidar com a maioria dessas interrupções, mas com as redes esticadas, cada interrupção adicional está aumentando o backlog.
 
"Como estamos indo agora para a alta temporada sem buffers, devemos esperar que isso dure pelo menos ao longo do ano", alertou Murphy.
 
Olhando para o mapa hoje, Simon Heaney, gerente sênior de pesquisa de contêineres da consultoria britânica Drewry, disse que gargalos e atrasos nos portos ao redor do mundo são o sintoma da quebra mais ampla da infraestrutura da cadeia de suprimentos, tudo relacionado à pandemia que estimulou mudanças nos hábitos de consumo e reduziu a produtividade do interior.
 
"É claramente um problema global como o mapa mostra, e como tal vai levar tempo para ser resolvido", disse Heaney, sugerindo que há "grandes questões filosóficas" que a indústria e seus clientes precisam abordar sobre como evitar melhor uma repetição desse cenário calamitoso.
 

Com os tempos de moradia aumentando drasticamente ao sul da China esta semana, o Índice de Frete Conteinerizado de Xangai (SCFI), um ponto de referência global para as taxas de caixas spot, saltou novamente para novas máximas hoje, subindo mais 91 pontos para 3.704 pontos, 247% acima ano a ano.

Fonte: Splash 247