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03/05/2021

Estados reagem ao modelo de renovação antecipada da FCA

Estados reagem ao modelo de renovação antecipada da FCA

O Estado do Rio de Janeiro engrossou o caldo contra o modelo da renovação antecipada da Ferovia Centro-Atlântica, operada pela VLI. Em audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, o secretário estadual de Transportes, Delmo Pinho, afirmou que o Rio é um dos mais afetados com a devolução dos trechos da FCA, mas sem o retorno financeiro decorrente disso; dos quase oito mil quilômetros concedidos à FCA, 840 quilômetros eram no Rio de Janeiro (a empresa opera apenas 40 quilômetros no estado). As críticas se somam às de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, cujo argumento em comum é de que a falta de investimentos na própria malha da FCA  é para retirar recursos da outorga e aplicar em obras diferentes dessa concessão. Entre os baianos, a proposta do setor produtivo, encabeçada pela Associação de Usuários dos Portos da Bahia - Usuport, é de exclusão do corredor Minas-Bahia da renovação antecipada - sem se opor à renovação de outros trecho - buscando uma nova licitação que atenda de modo eficiente a demanda de cargas do Estado e da ligação entre o Nordeste e o Sudeste.