Blog

16/04/2021

Especialistas exigem união por ferrovias baianas em evento da Usuport e CBPM

Especialistas exigem união por ferrovias baianas em evento da Usuport e CBPM

A importância do modal ferroviário para o desenvolvimento baiano foi amplamente discutida durante o evento virtual A Bahia nos Trilhos, promovido pela Usuport e pela Companhia Baiana de Pesquisas Minerais - CBPM. 

 

Apresentado para uma audiência qualificada, através do YouTube, o webinário foi mediado pelo diretor-executivo da Usuport, Paulo Villa e contou com as palestras de Antonio Carlos Tramm, presidente da CBPM, Bernardo Figueiredo, especialista em ferrovias e logística, Carlos Neiva, secretário de Desenvolvimento Econômico de Juazeiro e Waldeck Ornelas, especialista em desenvolvimento urbano e regional. 

Os palestrantes foram unânimes à proposta da Usuport de exclusão do corredor Minas-Bahia da renovação antecipada da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), abrindo espaço para uma nova licitação que atenda a demanda de cargas minerais, do Polo Industrial de Camaçari e do agronegócio no Vale do São Francisco. 

Os especialistas enalteceram o recente leilão do trecho inicial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), vencido pela Bahia Mineração - Bamin, associada Usuport,  e defenderam sua integração à malha do Corredor Minas-Bahia para maior eficiência.

O evento culminou em um chamamento de união às classes produtivas e políticas do Estado por empenho para desenvolvimento das ferrovias e, consequentemente, de toda cadeia de transporte de cargas da Bahia.

A íntegra do webinário está disponível no canal da Usuport no YouTube. Acesse clicando aqui.

 

Fonte: Ascom/Usuport