Blog

16/03/2020

Efeitos do coronavírus no comércio exterior

Efeitos do coronavírus no comércio exterior

A crise de saúde provocada pela pandemia do coronavírus causou  grandes interrupções nas operações comerciais, cadeias de suprimentos globais e atividade econômica na China, principal parceiro comercial do Brasil.

Em 2019 o  país ficou em 1º lugar no ranking de exportações e importações brasileiras, sendo que as exportações superaram as importações nesse período, gerando um superávit na balança comercial entre os dois países no valor de US$ 27.601,25 milhões.

Para enfrentar o problema, a Anvisa impôs várias regras para os portos. Se antes era preciso o comandante da embarcação informar os cinco portos por onde o navio havia passado, agora é necessário informar os últimos dez, com datas de entrada e saída, além da exigência de entrega de um relatório com as condições de saúde de cada um dos tripulantes, no prazo de 72 horas antes da atracação do navio.

Mas, segundo especialistas, mais de 80% das indústrias chinesas já estão retomando a atividade e a previsão é que o impacto sobre a maioria dos negócios deve desaparecer até o final do  primeiro semestre. Segmentos mais dependentes podem sentir o efeito até o final do ano.