Blog

16/12/2019

Ponte Salvador-Ilha de Itaparica será construída por consórcio chinês

Ponte Salvador-Ilha de Itaparica será construída por consórcio chinês

O consórcio integrado por três empresas chinesas - China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20), CCCC South America Regional Company e China Communications ConstructionCompanyLimited (CCCC Ltd) - venceu o leilão da Parceria Público-Privada de construção, operação e manutenção da Ponte Salvador-Itaparica.

O investimento será de R$ 5,4 bilhões e o aporte do Estado de R$ 1,5 bilhão. O consórcio terá um ano para elaboração do projeto e mais quatro anos para a construção, com gestão e administração durante o período de 30 anos.

O lance do consórcio foi de 56,2 milhões de reais A ponte será a segunda maior da América Latina, com 12,3 quilômetros de extensão, e integra o Sistema Viário do Oeste, que também contempla a implantação dos acessos ao equipamento em Salvador, por túneis e viadutos, e em Vera Cruz, com a ligação à BA-001, incluindo uma nova rodovia expressa, e a interligação com a Ponte do Funil, que também será revitalizada.

A construção da ponte encurtará o tempo de deslocamento em cerca de 100 quilômetros, beneficiando de imediato 250 municípios e 10 milhões de pessoas das regiões oeste, sudoeste, sul e extremo-sul.