Blog

16/12/2019

Parceria com universidade visa melhorias no setor ferroviário

Parceria com universidade visa melhorias no setor ferroviário

Pesquisadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, vão trabalhar com especialistas do Ministério da Infraestrutura do Brasil para desenvolver programas avançados de pesquisa e educação em engenharia de transporte ferroviário.

emorando de Entendimento, assinado no último dia 12, prevê a cooperação entre a academia e os setores público e privado, com o objetivo de promover sistemas de transporte de passageiros e cargas mais seguros, eficientes e sustentáveis. 

Os esforços de cooperação incluem pesquisa e educação nas seguintes áreas: políticas de transporte público; planejamento de transporte integrado de passageiros e mercadorias; boas práticas de governança, gestão e regulação do setor de transportes; tecnologias avançadas para eficiência logística; infraestrutura de transporte sustentável e financiamento.

A parceria deve evoluir para a criação de uma rede de colaboração de Birmingham, que tem o maior centro universitário de pesquisa e educação ferroviária da Europa, com organizações governamentais, acadêmicas e privadas do setor ferroviário brasileiro. 

O governo federal trabalha para repassar à iniciativa privada, até 2022, mais de 15 mil km de ferrovias, entre renovações e novas concessões.