Deliberado pelo Conselho Diretor
A Associação de Usuários dos Portos da Bahia – Usuport vem tornar público seu posicionamento em que manifesta apoio ao desenvolvimento do Projeto Porto-Travessia, elaborado pelo escritório baiano Prado Valladares Arquitetos, uma alternativa de ligação das margens da Baía de Todos os Santos, que engloba a possibilidade de implantação de dois portos offshore, com interligações logísticas rodoviárias e ferroviárias. Com este projeto, a Baía de todos os Santos e o Recôncavo poderão se tornar uma plataforma logística do País, criando condições para promover profundas transformações dodesenvolvimento socioeconômico do Estado. Os seguintes fatores foram determinantes a este apoio:
Logístico
1 Recoloca a Baía de Todos os Santos como a principal zona portuária do Oceano Atlântico Sul e de maior potencial de desenvolvimento, com a plena utilização de suas propriedades naturais.
Socioambiental
2 Impulsiona o desenvolvimento do Estado da Bahia, com vetores sul e oeste de desconcentração da sua capital-península, a Região Metropolitana de Salvador, pelas várias possibilidades de conexões rodoviárias, ferroviárias e marítimas; projeto de baixo impacto ambiental em relação aos benefícios.
Econômico-Financeiro
3 Cria um ambiente de serviços portuários, dentro do melhor nível mundial, incomparável no leste da América do Sul, pelo fato de permitir investimentos com elevada eficiência, colocando a Bahia na vanguarda da logística brasileira; As múltiplas utilizações da ponte tendem a permitir uma rápida viabilidade econômica do projeto de modo sustentável.
Técnico
4 Projeto que observa princípios da tecnologia moderna, o que leva ao melhor resultado para sua utilização; Aprovado pelo Conselho Diretor, em 29 de janeiro de 2015.
Versão em PDF