• 27.01.2020

    Engenharia Brasileira: dois pesos, clamando por alguma medida!

    Frederico Bussinger
    --
    De portos, ferrovias, aeroportos implantados onde antes era mar. De carros, aviões ou navios com características inéditas. De fontes de energia que rapidamente se viabilizaram. De sistemas financeiros que dispensam meios físicos. Aí há engenharia!

  • 20.01.2020

    Portos, modelo mundial ou rendição à burocracia brasileira

    Sérgio Aquino
    --
    A certeza de que o modelo atual precisa ser alterado se contrapõe à dúvida sobre os resultados de médio e longo prazo do caminho alternativo.

  • 06.01.2020

    Investimentos e investidores estrangeiros no Brasil

    Frederico Bussinger
    --
    Em termos agregados, apenas 1 em cada 4 projetos é “green-field” (projetos novos). 76% deles são de “brown-field”. Quando analisado em valor, essa relação é ainda maior: 15 X 85%.

  • 16.12.2019

    Porto de Salvador é sinônimo de desenvolvimento econômico

    Paulo Villa
    --
    É inaceitável qualquer destruição de infraestrutura de transportes de cargas seja na Cidade ou no Estado. Possuir um porto como o de Salvador é um privilégio para o bem-estar da população e visitantes.

  • 09.12.2019

    A Rumo dando rumos às ferrovias brasileiras

    Frederico Bussinger
    --
    O grande destaque do 1º semestre foi o leilão da Ferrovia Norte Sul - FNS (Rumo Logística). Do 2º, o PLS-261 no Senado: nascido para viabilizar as “shortlines”, hoje é visto como um novo marco regulatório do setor.

  • 03.12.2019

    É urgente regular os preços dos serviços nos portos brasileiros

    Folha de S. Paulo
    --
    Fica evidente que existe a necessidade de regulamentação econômica da atividade da praticagem e que a proposta, nos termos do voto do relator, tem como objetivo realizar a correção das falhas de mercado, e não visa inibir a geração de lucros pela atividade produtiva e muito menos fixar valores abaixo da realidade.

  • 25.11.2019

    TUPs X Portos Públicos

    Frederico Bussinger
    --
    Essa avaliação da (implícita) política/modelo portuário brasileiro, a partir da MP-595, veio em boa hora. E, se efetivamente se aprofundar, promete!

  • 21.11.2019

    Transporte marítimo é um dos piores setores do mundo, e é por isso que você deveria prestar atenção nele

    Marcelo López
    -
    Algumas empresas do segmento talvez conseguirão produzir um fluxo de caixa maior do que seu próprio valor de mercado

  • 13.11.2019

    Antes de navegar, planejar é preciso

    J. U. Jacoby Fernandes
    -
    O que se espera, portanto, são ações previstas que subsidiem, antes e durante, as operações logísticas, para a consolidação de um cenário de segurança jurídica que assegure investimentos.

  • 14.10.2019

    INCOTERMS® 2020

    Samir Keedi
    -
    Essa versão inaugura também uma apresentação horizontal, agrupando todos os mesmos artigos, um a um, de A1 a A10 e B1 a B10 dos 11 Incoterms®, vindo primeiro os do vendedor e em seguida os do comprador.

  • 07.10.2019

    Liberdade econômica e ambiente regulatório

    Marcelo Sammarco
    --
    Neste aspecto, a "Lei da Liberdade Econômica" estabelece os princípios norteadores da norma, cabendo destacar "a intervenção subsidiária e excepcional do Estado sobre o exercício das atividades econômicas".

  • 17.09.2019

    Incentivos à cabotagem e fortalecimento da multimodalidade

    Matheus Miller
    -
    A multimodalidade é o melhor caminho a ser seguido e estimulado no Brasil, podendo a navegação de cabotagem exercer papel de destaque nesse novo cenário, desde que cada um dos modais que formam o sistema de transporte seja tratado em suas particularidades e recebam mesma atenção e incentivos do Governo.

  • 10.09.2019

    AFRMM – uma anomalia brasileira (parte 2)

    Omar Rached
    --
    O AFRMM é imoral, ilegal e inútil. Se trata de um custo vazio que atrapalha a inserção do Brasil no ambiente de negócios internacionais e piora a confiança do setor privado na capacidade do Estado em medir o nível de racionalidade das intervenções no domínio econômico.

  • 02.09.2019

    AFRMM – uma anomalia brasileira (parte 1)

    Omar Rached
    --
    É espantoso que a TUM e o AFRMM nunca tenham sido questionados legalmente já que seus impactos aduaneiros são extremamente onerosos aos importadores e o Brasil não pode aceitar mais o desperdício de tempo e dinheiro.

  • 20.08.2019

    Os portos das próximas duas décadas

    Convergência entre tecnologia e gestão para os portos do futuro

  • 12.08.2019

    Cabotagem, com plano de navegação?

    Frederico Bussinger
    --
    Resultados positivos seguem fazendo manchetes na mídia; p.ex: “Cabotagem da Aliança cresce 17% no primeiro trimestre de 2019”; “Seara bate recorde no transporte via cabotagem no 1º semestre”; “Cabotagem de contêineres tem potencial de quintuplicar”.

  • 05.08.2019

    Ilegalidade da cobrança da taxa de câmbio (PTAX) pelos armadores e agentes marítimos

    Marcelo Valentim
    --
    razão da prática irregular, os armadores estarão sujeitos às penalidades e demais sanções previstas na legislação e regulamentação em vigor.

  • 22.07.2019

    Armadores, exigências e excelência

    Paulo Henrique Cremoneze
    --
    O momento é de exigir mais responsabilidades dos armadores, não de lhes conceder benefícios absolutamente indevidos.

  • 15.07.2019

    A ampliação do Porto de Salvador

    Armando Avena
    --
    A construção do novo cais no Porto de Salvador é um passo importante na ampliação da rede econômica da cidade e no aumento da sua competitividade.

  • 08.07.2019

    Regra da Antaq fere livre concorrência

    Claudia Petit Cardoso
    --
    A resolução não aborda a questão da fiscalização, com o objetivo de manter o equilíbrio do livre mercado e da livre concorrência. Contudo, a Resolução nº 31/2019 interfere diretamente na atividade privada.

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