• 27.05.2020

    O agronegócio e os leilões dos portos

    Em meio à retração do comércio global, que poderá ser da ordem de 30% em 2020, de acordo com a Organização Mundial do Comércio (OMC), o agronegócio é uma âncora que impede que os impactos da pandemia sobre a economia brasileira sejam ainda piores.

  • 11.05.2020

    Cade precisa urgentemente fazer análise antitruste no caso da THC2

    Andrea Frazão e Angelo Carvalho
    --
    Dessa maneira, diante dos vícios formais e do abuso de poder regulatório por parte da ANTAQ, não há qualquer razão legítima que impeça ou tolha o exercício, por parte do Cade

  • 04.05.2020

    Novo PNL e o futuro do planejamento portuário

    Frederico Bussinger
    --
    Quase como um corolário do título (qualquer que seja a alternativa adotada), os custos considerados pelo PNL deveriam ser custos logísticos (não custos portuários, apenas); certo?

  • 27.04.2020

    Regulação à deriva e epidemia cartelizadora

    Osvaldo Agripino
    --
    A ANTAQ deveria seguir o exemplo do Ministério da Saúde no trato da pandemia do Coronavírus: agir com antecedência, para que não se veja diante de um "Everest" de problemas.

  • 14.04.2020

    A THC2 continua sendo uma infração à ordem econômica

    Francisco Ribeiro Todorov
    --
    O Cade deverá novamente analisar a legalidade da THC2, porque a cobrança continua em vários portos pelo Brasil.

  • 06.04.2020

    Importações brasileiras e COVID-19: dificuldades e medidas legais de enfrentamento

    Gabrielle Brüggemann Schadrack
    --
    Os intervenientes do comércio internacional brasileiro vivenciam os reflexos da pandemia desde janeiro, quando o surto se concentrava em países asiáticos, devido ao peso da China para as importações e exportações nacionais.

  • 30.03.2020

    As perspectivas dos portos e do transporte marítimo após pandemia

    Nilson Mello
    --
    Apesar do momento conjuntural adverso, que nos faz concentrar esforços em questões emergenciais relacionadas à pandemia do novo coronavírus, não podemos perder o foco nas medidas de médio e longo prazos que recolocarão o Brasil no rumo do crescimento.

  • 23.03.2020

    THC2, THC, capatazia: erros judiciais

    Samir Keedi
    --
    Até quando a ignorância sobre esses fatos será considerada normal no País é um completo mistério. Talvez para sempre.

  • 10.03.2020

    Portos do Brasil sofrem no início do século XXI da

    Cláudio Soares
    --
    É importante que as autoridades do governo central, antes de anunciar a falência do modelo de gestão pública dos portos do país, reflitam que tais causas são justamente os efeitos dos equívocos de governança conduzidas pelo próprio governo.

  • 02.03.2020

    Indenização por danos causados por cartel

    Osvaldo Agripino
    --
    Para reduzir custos, a medida judicial recomendada é a coletiva, pois se trata de ação que precisa de bons fundamentos e provas, embora a ação individual também seja cabível.

  • 17.02.2020

    CMA CGM não pode condicionar devolução a demurrage

    André de Seixas
    --
    Existe um leque enorme de ilegalidades a ser trabalhado que inclusive cairão nos colos dos Diretores da Antaq que, há anos, estão cientes dos problemas

  • 10.02.2020

    O novo perfil da infraestrutura na América Latina

    Fernando Faria
    --
    Quando se trata de sustentabilidade e mercados emergentes, ainda há muito, por isso, a ser feito.

  • 05.02.2020

    Um alívio aos importadores: exclusão do frete e do seguro do valor aduaneiro

    João Henrique Gasparino
    --
    É evidente a inconstitucionalidade da inclusão do frete internacional, do seguro e das despesas de carga e descarga (capatazia ou THC) na base de cálculo dos tributos aduaneiros.

  • 27.01.2020

    Engenharia Brasileira: dois pesos, clamando por alguma medida!

    Frederico Bussinger
    --
    De portos, ferrovias, aeroportos implantados onde antes era mar. De carros, aviões ou navios com características inéditas. De fontes de energia que rapidamente se viabilizaram. De sistemas financeiros que dispensam meios físicos. Aí há engenharia!

  • 20.01.2020

    Portos, modelo mundial ou rendição à burocracia brasileira

    Sérgio Aquino
    --
    A certeza de que o modelo atual precisa ser alterado se contrapõe à dúvida sobre os resultados de médio e longo prazo do caminho alternativo.

  • 06.01.2020

    Investimentos e investidores estrangeiros no Brasil

    Frederico Bussinger
    --
    Em termos agregados, apenas 1 em cada 4 projetos é “green-field” (projetos novos). 76% deles são de “brown-field”. Quando analisado em valor, essa relação é ainda maior: 15 X 85%.

  • 16.12.2019

    Porto de Salvador é sinônimo de desenvolvimento econômico

    Paulo Villa
    --
    É inaceitável qualquer destruição de infraestrutura de transportes de cargas seja na Cidade ou no Estado. Possuir um porto como o de Salvador é um privilégio para o bem-estar da população e visitantes.

  • 09.12.2019

    A Rumo dando rumos às ferrovias brasileiras

    Frederico Bussinger
    --
    O grande destaque do 1º semestre foi o leilão da Ferrovia Norte Sul - FNS (Rumo Logística). Do 2º, o PLS-261 no Senado: nascido para viabilizar as “shortlines”, hoje é visto como um novo marco regulatório do setor.

  • 03.12.2019

    É urgente regular os preços dos serviços nos portos brasileiros

    Folha de S. Paulo
    --
    Fica evidente que existe a necessidade de regulamentação econômica da atividade da praticagem e que a proposta, nos termos do voto do relator, tem como objetivo realizar a correção das falhas de mercado, e não visa inibir a geração de lucros pela atividade produtiva e muito menos fixar valores abaixo da realidade.

  • 25.11.2019

    TUPs X Portos Públicos

    Frederico Bussinger
    --
    Essa avaliação da (implícita) política/modelo portuário brasileiro, a partir da MP-595, veio em boa hora. E, se efetivamente se aprofundar, promete!

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