• 17.09.2019

    Incentivos à cabotagem e fortalecimento da multimodalidade

    Matheus Miller
    -
    A multimodalidade é o melhor caminho a ser seguido e estimulado no Brasil, podendo a navegação de cabotagem exercer papel de destaque nesse novo cenário, desde que cada um dos modais que formam o sistema de transporte seja tratado em suas particularidades e recebam mesma atenção e incentivos do Governo.

  • 10.09.2019

    AFRMM – uma anomalia brasileira (parte 2)

    Omar Rached
    --
    O AFRMM é imoral, ilegal e inútil. Se trata de um custo vazio que atrapalha a inserção do Brasil no ambiente de negócios internacionais e piora a confiança do setor privado na capacidade do Estado em medir o nível de racionalidade das intervenções no domínio econômico.

  • 02.09.2019

    AFRMM – uma anomalia brasileira (parte 1)

    Omar Rached
    --
    É espantoso que a TUM e o AFRMM nunca tenham sido questionados legalmente já que seus impactos aduaneiros são extremamente onerosos aos importadores e o Brasil não pode aceitar mais o desperdício de tempo e dinheiro.

  • 20.08.2019

    Os portos das próximas duas décadas

    Convergência entre tecnologia e gestão para os portos do futuro

  • 12.08.2019

    Cabotagem, com plano de navegação?

    Frederico Bussinger
    --
    Resultados positivos seguem fazendo manchetes na mídia; p.ex: “Cabotagem da Aliança cresce 17% no primeiro trimestre de 2019”; “Seara bate recorde no transporte via cabotagem no 1º semestre”; “Cabotagem de contêineres tem potencial de quintuplicar”.

  • 05.08.2019

    Ilegalidade da cobrança da taxa de câmbio (PTAX) pelos armadores e agentes marítimos

    Marcelo Valentim
    --
    razão da prática irregular, os armadores estarão sujeitos às penalidades e demais sanções previstas na legislação e regulamentação em vigor.

  • 22.07.2019

    Armadores, exigências e excelência

    Paulo Henrique Cremoneze
    --
    O momento é de exigir mais responsabilidades dos armadores, não de lhes conceder benefícios absolutamente indevidos.

  • 15.07.2019

    A ampliação do Porto de Salvador

    Armando Avena
    --
    A construção do novo cais no Porto de Salvador é um passo importante na ampliação da rede econômica da cidade e no aumento da sua competitividade.

  • 08.07.2019

    Regra da Antaq fere livre concorrência

    Claudia Petit Cardoso
    --
    A resolução não aborda a questão da fiscalização, com o objetivo de manter o equilíbrio do livre mercado e da livre concorrência. Contudo, a Resolução nº 31/2019 interfere diretamente na atividade privada.

  • 25.06.2019

    Ampliação da produção já depende de ferrovias

    Welyda Carvalho
    --
    Todo ano, empresários do setor, produtores e governos têm dificuldade de criar condições para transportar grãos, oleaginosas e fibras. Para se ter uma noção, o último levantamento da (Conab) Companhia Nacional de Abastecimento, mostra que a safra total de 2018/2019 será de 66,36 milhões de tonelad-as, um crescimento de 7,5%.

  • 17.06.2019

    Uma nova política externa

    Milton Lourenço
    --
    O governo não pode deixar ainda de procurar aprofundar o relacionamento com a China, que absorve 23% das exportações, especialmente de soja, petróleo, minérios e carne, o que deixa clara a possibilidade de se aumentar o acesso dos produtos brasileiros, especialmente daqueles ligados ao agronegócio, já que os manufaturados poucas chances têm de entrar no mercado asi

  • 10.06.2019

    A virtude está na propriedade ou na autonomia portuária?

    Frederico Bussinger
    --
    Seria mais uma jabuticaba no pomar “landlordista”. Mas, se o poder público não quer desempenhar tal função, se autonomia seguirá sendo privativa de TUPs, se os órgãos de controle e a justiça entendem não haver incompatibilidades com os ditames constitucionais, “vamu-pras-cabeça!”:

  • 03.06.2019

    Comércio exterior e abertura

    Samir Keedi
    --
    Considerando potencialidades, o comex brasileiro é irrisório. Nossa exportação chegou a ser 2,37% da mundial em 1950 e, nos últimos anos, de 1,44% em 2011.

  • 27.05.2019

    Não incidência de IOF sobre receitas de exportação

    Rafael Purcinelli
    --
    Entendemos que todas as três decisões trazem pontos importantes que sustentam a não incidência de IOF sobre receitas de exportação, cada uma trazendo algum ponto que fortalece a argumentação do contribuinte.

  • 20.05.2019

    A quem interessa o "faz de conta de regular" da Antaq?

    André de Seixas
    --
    A questão é que nos pautaremos pelo que é técnico, e não moral, para que a melhor decisão seja tomada, até porque a Antaq continua, enquanto seus dirigentes são transitórios.

  • 13.05.2019

    O Brasil e o jogo contra

    Samir Keedi
    --
    Felizmente agora temos, pela primeira vez nas últimas décadas, um governo decente. Que quer mudar o país. Com nomeações adequadas, apenas com poucas fora do padrão. É a melhor intenção possível. Erros ocorrem com a falta de experiência.

  • 06.05.2019

    Pense num absurdo: a imodicidade da demurrage no Brasil

    Osvaldo Agripino
    --
    Sem limites objetivos nas cobranças permitidas pelo regulador, nunca haverá serviço adequado. Esse é o maior absurdo, especialmente num país que não tem política eficaz de Marinha Mercante, e sequer um navio porta-contêiner de bandeira brasileira, portanto, dependente 100% do cartel de transporte marítimo de contêiner que atua no país: um absurdo.

  • 29.04.2019

    A real causa da disparada do preço dos combustíveis (e não é a Petrobras e nem fatores externos)

    Leandro Roque
    --
    Há várias soluções para a encrenca, mas apenas uma é factível

  • 22.04.2019

    São Paulo inova no diálogo público-privado sistematizado

    Tarcila Reis
    --
    Transmitir a confiança e a transparência necessárias para viabilizar um programa de parcerias do tamanho de São Paulo não é questão de retórica. É preciso sistematizar procedimentos.

  • 15.04.2019

    Abaixa que é a ponte

    Waldeck Ornelas
    --
    Claramente está sendo feita uma escolha equivocada. Basta comparar com o próprio Nordeste, onde Pernambuco e Ceará, pensando no futuro que já chegou, construíram portos off-shore, Suape e Pecém respectivamente, para receber esses grandes navios. Enquanto isto, aqui na Bahia, voluntariamente, e a um custo altíssimo, estaríamos abrindo mão disso.

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