Painel de indicadores irá avaliar serviços prestados nos portos organizados

01 de junho de 2021 às 10:14

Painel de indicadores irá avaliar serviços prestados nos portos organizados

Projeto visa identificar os principais gargalos na gestão dos portos públicos

O Ministério da Infraestrutura e a Confederação Nacional de Transportes (CNT), com apoio da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), firmaram uma parceria para o desenvolvimento de um painel de indicadores portuários para mapear as performances dos órgãos anuentes nos portos públicos. Dessa forma, será possível identificar os pontos que necessitam de mudanças e as medidas necessárias para aperfeiçoar seus processos, contribuindo na busca da melhoria contínua da produtividade.

A partir de portos pré-selecionados, a Fundação Dom Cabral, consultoria contratada, vai avaliar indicadores relacionados às operações portuárias, de cargas e passageiros, envolvendo atracações e desatracações de navios em berços portuários, operação de cargas dentro das áreas portuárias, e entrada e saída de mercadoras nos portos. Os serviços devem ser executados em até 10 meses.

A realização desta iniciativa foi proposta pela Comissão Nacional das Autoridades nos Portos (Conaportos), que tem por finalidade propor, coordenar e avaliar medidas de eficiência relacionadas às atividades desempenhadas pelos órgãos e entidades públicas nos portos e instalações portuárias.

“O painel será uma ferramenta importante, pois iremos ter uma dimensão pró-ativa da qualidade dos serviços oferecidos pelas autoridades portuárias e, por meio dele, traçar políticas públicas mais eficientes e focadas no setor”, afirmou o Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni.

Fonte: Ministério da Infraestrutura