Bahia registra uma das melhores safras da história

01 de junho de 2020 às 08:26

Bahia registra uma das melhores safras da história

Ano após ano a região tem superado a sua própria marca.

Finalizada a colheita da soja no Oeste da Bahia, a região alcançou um dos melhores patamares de produção e produtividade, aponta a Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa).

Com o segundo melhor resultado da história, atrás apenas da safra 2017/18, o Oeste colheu 6.026.400 toneladas de soja, 194.400 toneladas a mais que no ciclo anterior. Já o milho, que é uma cultura mais sensível à falta de chuvas, teve uma safra considerada normal. Atualmente, em ritmo acelerado de colheita, com 40% da área já concluída, manteve o volume esperado.

O algodão, que começa a ser colhido a partir do dia 10, é outra commodity largamente produzida na região. Apresenta lavouras em ótimo estado e com excelentes perspectivas para esta safra, o que deve manter a Bahia como segundo maior produtor nacional da fibra, segundo a Abapa.

As três principais culturas da região devem render uma safra de 9,3 milhões de toneladas de grãos e fibra, cifras que confirmam a vocação agrícola e o alto poder de produção do região, que ano após ano tem superado a sua própria marca.