09 de maio de 2019 às 18:04

Ministério realiza Palestra sobre Competitividade da Infraestrutura

O encontro teve o objetivo de apresentar critérios de avaliação e promover debates sobre competitividade na infraestrutura de transportes, em alinhamento com a nova visão do Ministério de tornar o Brasil líder em infraestrutura de transportes na América Latina.

A Secretaria Executiva do Ministério da Infraestrutura, por meio da Subsecretaria de Gestão Estratégica e Inovação, realizou a 42ª Edição do Ciclo de Palestras “A Estratégia em ação”. O encontro teve o objetivo de apresentar critérios de avaliação e promover debates sobre competitividade na infraestrutura de transportes, em alinhamento com a nova visão do Ministério de tornar o Brasil líder em infraestrutura de transportes na América Latina.

No encontro, o professor de Inovação e Competitividade, Carlos Arruda, e o professor de Logística, Transporte e Planejamento de Operações e Supply Chain, Paulo Resende, ambos da Fundação Dom Cabral, palestraram sobre o tema “Relatórios de Competitividade e Plataforma FDC de indicadores de logística e transporte”.

O professor Carlos Arruda apresentou o estudo “O Brasil no Global Competitiveness Report”, uma avaliação da competitividade global em termos de infraestrutura. Arruda expôs uma análise histórica da competitividade brasileira nos diferentes modais e a atual situação do país no contexto internacional.

O professor Paulo Resende apresentou a Plataforma de Infraestrutura e Logística de Transportes, que tem como objetivo diagnosticar, analisar e projetar a infraestrutura em um planejamento de longo prazo. Ao final, Resende propôs que sejam adotados critérios de priorização de projetos e simulações que auxiliem nas tomadas de decisões.

Ao final do encontro, Marcelo Sampaio enalteceu a iniciativa e destacou a importância de parcerias que visem tornar o Brasil líder da América Latina em infraestrutura de transportes. “Detalhar a metodologia e os indicadores de logística e infraestrutura do Fórum Econômico Mundial, com a ajuda da Fundação Dom Cabral, é fundamental para atingirmos os nossos objetivos estratégicos”, afirmou o secretário.

O evento contou ainda com a participação de representantes do Ministério da Economia e das Secretarias e Vinculadas do Ministério da Infraestrutura.

Fonte: Ministério da Infraestrutura