07 de maio de 2019 às 15:11

Embarques de minério do Brasil têm menor volume em mais de 7 anos em abril

A exportação de minério de ferro rendeu ao país em abril 1,08 bilhão de dólares, queda de cerca de 27 por cento ante o mesmo mês do ano passado.

As exportações de minério de ferro do Brasil em abril caíram 29 por cento ante o mesmo mês do ano passado, para 18,34 milhões de toneladas, o menor volume mensal desde janeiro de 2012, devido aos cortes de produção pela mineradora Vale, maior produtora global da commodity, mostraram dados oficiais.

É a segunda queda mensal consecutiva dos embarques brasileiros de minério de ferro, como resultado do rompimento de barragem da Vale em 25 de janeiro, em Brumadinho (MG), que levou à paralisação de diversas atividades da empresa, em busca de mais segurança nas instalações.

No mês seguinte ao desastre, as vendas externas chegaram a subir, mas logo perderam força.

A Vale responde pela grande maioria do minério de ferro exportado pelo Brasil, que tem no produto um dos principais da sua pauta de exportação.

No ano, a Vale estima que vendas de minério de ferro e pelotas possam cair de 9 a 16 por cento ante 2018. A empresa planejava vender neste ano 382 milhões de toneladas de minério de ferro e pelotas. Mas, após as paradas de atividades, reviu a sua projeção para algo entre 307 milhões e 332 milhões de toneladas.

A redução na oferta da Vale está contribuindo com uma alta dos preços da commodity no cenário internacional.

O preço do minério de ferro exportado pelo país subiu 2,2 por cento em abril ante o mesmo período do ano passado, para 58,7 dólares por tonelada. Na comparação com março, no entanto, houve um recuo de 6,2 por cento.

A exportação de minério de ferro rendeu ao país em abril 1,08 bilhão de dólares, queda de cerca de 27 por cento ante o mesmo mês do ano passado.

PETRÓLEO
As vendas externas de petróleo pelo Brasil, por sua vez, subiram 53,7 por cento em abril ante o mesmo mês do ano passado, para 7,03 milhões de toneladas.

No período, a commodity foi vendida a um preço médio de 381,2 dólares por tonelada. As exportações renderam ao país 2,68 bilhões de dólares.

Fonte: Reuters