05 de setembro de 2019

Usuport critica projeto da ponte que pode lançar licitação na bolsa dia 30 de setembro

Bahia Econômica

Um dos grandes projetos da segunda gestão do governador Rui Costa (PT), a Ponte Salvador Itaparica pode ter seu desfecho final ainda este mês. Segundo dados do jornalista Levi Vasconcelos, a licitação da Ponte que vai ligar Salvador ao município de Itaparica será colocada na Bovespa no dia 30 de setembro. A ponte vai custar R$ 5,34 bilhões, com aporte de R$ 1,51 bilhão do governo baiano.

Em contato com o portal Bahia Econômica, o diretor-executivo da – Associação de Usuários dos Portos da Bahia Usuport, Paulo Villa, afirmou que o projeto é bom para o estado, porém precisa ser modificado, uma vez que o traçado geométrico restringe as manobras de navios no Porto de Salvador, elevando o grau de risco de acidentes, dentre outros fatores.

“Nós reconhecemos a necessidade de se fazer a ponte, mas temos três pontos que pedimos atenção no projeto que passou. Primeiro é uma ponte com vão central baixo, que vai impedir o fluxo livre de navios. Segundo, a ponte vai impedir a livre manobra dos navios, aumentando o tempo necessário para atracação e por fim o local de instalação dele vai se restringir 90% a via expressa, distribuído muito mal o fluxo para dentro da cidade”, explicou.

Paulo também  explicou que a solução para o projeto é a construção mais distante de Salvador ou a construção de um projeto de túnel. “Eu não acredito que o custo seja tão maior assim. Acho que um túnel ou a construção em um local mais distante de Salvador seriam a solução para esses gargalos que estão se desenhando com a Ponte”, explicou Paulo.

https://bahiaeconomica.com.br/wp/2019/09/04/usuport-critica-projeto-da-ponte-que-pode-lancar-licitacao-na-bolsa-dia-30-de-setembro/