Caso não consiga ler este email, por favor clique aqui

Usuport nº 299   
 
02 de Mar de 2017  

Empresários chineses visitam trechos da Fiol e Porto Sul

Em visita à Bahia no final de fevereiro, uma comitiva de empresários chineses, acompanhada do embaixador da China no Brasil, diretores da Bamim e da Valec, além de representantes do governo do Estado, percorreu o trecho que vai de Barreiras até Ilhéus (BA) para conferir a trajetória da Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto (Fiol) e do Porto Sul. Iniciada em 2010, as obras da Fiol estão paradas por problemas ambientais e por falta de recursos do Governo Federal. Quando estiver pronta, vai ligar o oeste e o sudoeste da Bahia aos litorais do Sul, Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil e integrada à Ferrovia Norte-Sul.

 
  Preços de frete marítimo podem ser consultados na internet  
 

Os fretes marítimos de contêiner podem ter seus preços consultados na internet por qualquer pessoa, sem qualquer tipo de cadastro. As informações sobre os valores dos fretes foram disponibilizadas pela Gurucargo.com, uma start-up com sede no Uruguai, em operação no Brasil desde novembro de 2016, que compara preços entre várias empresas. Na pesquisa, é possível consultar por tipo de contêiner (20 ou 40 pés) e ainda o preço se o cliente quer enviar uma carga num contêiner compartilhado. Nessa opção, é necessário digitar peso e dimensão do material. A plataforma informa na consulta aberta o prazo estimado para a entrega da mercadoria. Para os clientes que se registram, são oferecidos outros serviços.

 
  Audiências públicas discutem MP que prorroga contratos de concessão  
 

Senadores e deputados aprovaram, em fevereiro, o plano de trabalho da comissão especial que analisa a admissibilidade da Medida Provisória (MPV) 752/2016, que trata da prorrogação ou relicitação de contratos de parceria nos setores rodoviário, ferroviário e aeroviário. Do plano constam quatro audiências públicas, apresentação do relatório em 22 de março e votação da matéria em 29 de março. A primeira audiência pública foi realizada dia 21 de fevereiro; a segunda está marcada para o próximo dia 8, às 14h, e terá como tema o transporte aeroviário; a terceira está prevista para o dia 9 de março, pela manhã e terá como tema o transporte rodoviário; a última audiência será em 15 de março, às 14h, e terá como tema o transporte ferroviário.

 
  Receita vai editar portaria sobre transporte de contêineres  
 

Dentro de um mês, a Receita Federal vai publicar uma portaria para definir responsabilidades no transporte de contêineres entre os Recintos Especiais para Despacho Aduaneiro de Exportação (Redex) e os operadores portuários. A nova norma deve ser discutida no início de abril com empresas do setor.

 
  Hanjin Shipping declara bancarrota  
 

A Hanjin Shipping, maior companhia de navegação da Coreia do Sul, declarou bancarrota. A empresa que chegou a sétima maior do setor em nível mundial vai agora tentar avançar com a liquidação total dos ativos para conseguir compensar alguns dos credores. Em agosto do ano passado, os próprios credores rejeitaram resgatar o grupo sul-coreano que tinha uma dívida de 5 mil milhões de euros. Há barcos da Hanjin Shipping ancorados em portos de todo o mundo à espera de ser vendidos.

 
  Importação de produtos químicos tem novo recorde  
 

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), as importações brasileiras de produtos químicos totalizaram US$ 2,7 bilhões em janeiro de 2017, o que representa uma elevação de 11,4% na comparação com o mesmo mês de 2016 e uma leve redução de 2,2% em relação a dezembro de 2016. Em termos de volumes, as compras externas, de 3,8 milhões de toneladas, representam o patamar mais elevado para um mês de janeiro em toda a série histórica observada na balança comercial de produtos químicos. Os produtos químicos para o agronegócio impulsionaram as importações no mês, sobretudo os intermediários para fertilizantes cujas compras externas de 2,5 milhões de toneladas (US$ 558 milhões) registraram um forte aumento, de 158,2%, em relação a janeiro de 2016.

 
  China opera maior via férrea do mundo  
 

Desde o início de janeiro, empresas chinesas estão operando o maior percurso de via férrea do mundo, entre a China e Londres. Com uma duração de 18 dias, o comboio de mercadorias percorre um total de 12 mil quilômetros, num trajeto direto, que se inicia na cidade de Yiwu, situada a 1.400km de Pequim, passa pelo Casaquistão, Rússia, Bielorrússia, Polônia, Alemanha, Bélgica, França e tem como destino a Inglaterra. A nova linha ferroviária insere-se no Plano de Desenvolvimento China-Europa, lançado em outubro, com o objetivo de reativar a antiga Rota da Seda, por onde circulavam as riquezas entre a China e o Mediterrâneo.

 
 

 

 
Avenida da França, 164 - s/ 309, 40010-000 - Salvador - Bahia   Telefax:(71) 3241-7337 usuport@usuport.org.br
www.usuport.org.br
Não responda este e-mail. Qualquer dúvida entre em contato conosco através de nosso website.