Caso não consiga ler este email, por favor clique aqui

Usuport nº 297   
 
01 de Fev de 2017  

Aeroporto de Salvador é o pior em pesquisa e a movimentação cai

Uma pesquisa do Ministério dos Transportes colocou o aeroporto de Salvador como o mais mal avaliado do Brasil. O estudo de satisfação foi realizado ouvindo 14.085 passageiros no total, sendo 9.037 de voos domésticos e 5.048 de voos internacionais durante o quarto trimestre de 2016. Já o aeroporto de Curitiba foi o mais bem avaliado. Os usuários atribuíram notas de 1 a 5 para um total de 37 itens como: serviços e estruturas oferecidas, limpeza dos banheiros e até o tempo para a devolução das bagagens. Em 2016, o aeroporto de Salvador ficou em penúltimo lugar entre os aeroportos avaliados e também havia sido superado pelo de Recife em movimentação.

 
  Porto de Ilhéus terá dragagem para 12 metros  
 

Conforme  divulgado pelo Ministério dos Transportes, o Porto de Ilhéus está inserido no Plano Nacional de Dragagem (PND2) e, com isso, logo deverão ter ser realizados estudos e projetos de engenharia para a dragagem, que deixará o porto com profundidade de 12 metros. A previsão é que as obras de dragagem sejam iniciadas em outubro de 2018.

 
  Gestão de Suape deve voltar para o Estado  
 

Após solicitar o retorno da autonomia das concessões no Porto de Suape, o governo do Estado de Pernambuco teve como resposta do Ministério dos Transportes, que uma equipe de trabalho está produzindo uma minuta de decreto para atender o pedido. O texto será entregue ao presidente Michel Temer entre 30 e 60 dias, para então passar por edição e ser publicado no Diário Oficial da União. Com isso, Pernambuco terá de volta o direito de licitar e fazer contratações de vários serviços em Suape. A devolução vem sendo pleiteada pelo Estado desde a publicação da Lei dos Portos, em 2013, quando as decisões sobre os ancoradouros foram centralizadas em Brasília.

 
  Cade multa entidades por cartel de fretes  
 

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) condenou duas entidades da área de transporte de cargas pela prática de cartel sobre os preços dos fretes cobrados na movimentação de cargas nos terminais marítimos públicos da Baixada Santista. A decisão encerra um longo processo e resultou numa multa conjunta de mais de R$ 1 milhão ao Sindigran (Sindicato dos Transportadores Rodoviários de Cargas a Granel) e à ACTA (Associação Comercial dos Transportadores Autônomos). Ambas as entidades têm 30 dias para pagar as multas, mas podem tentar recorrer ao Judiciário.

 
  ANTT cria grupo de trabalho para setor ferroviário  
 

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) instituiu um grupo de trabalho para dar apoio técnico na elaboração de propostas para investimento no setor ferroviário.O grupo será composto por representantes do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, da Secretaria do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República), da ANTT, do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), da Valec e da EPL (Empresa de Planejamento e Logística). Também serão convidados representantes de outros órgãos e entidades públicas ou privadas, e especialistas em assuntos relacionados ao tema.O grupo terá prazo de até um ano para apresentar um relatório conclusivo dos trabalhos realizados.

 
  Braskem adquire controle da Cetrel  
 

A Braskem, associada Usuport, anunciou, no último dia 27, que vai comprar da Odebrecht Utilities o controle da Cetrel por R$ 610 milhões. A empresa é responsável pelo tratamento e disposição dos efluentes e resíduos industriais, monitoramento ambiental e fornecimento de água para uso industrial das plantas da Companhia no Polo Petroquímico de Camaçari (BA). O acordo para a aquisição dos 63,7% que a Odebrecht possui na empresa ainda precisa ser aprovado pela Assembléia Geral de Acionistas da Braskem.

 
  Brasil é penúltimo em ranking de competitividade  
 

O Brasil ocupa o penúltimo lugar na classificação geral de competitividade em um ranking de 18 países, à frente somente da Argentina, segundo o estudo Competitividade Brasil, divulgado em janeiro pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa levou em conta nove fatores, entre eles, infraestrutura e logística, disponibilidade e custo da mão de obra e do capital, ambiente macroeconômico, peso dos tributos e educação. Os países foram escolhidos em função de suas características econômicas, sociais e da natureza de sua participação no mercado externo. Nos rankings por quesito, o Brasil ocupou o último lugar em disponibilidade e custo do capital, com a mais alta taxa de juros real de curto prazo e o maior spread da taxa de juros, e em penúltimo lugar em ambiente de negócios e ambiente macroeconômico. De acordo com a CNI, a baixa produtividade é um dos principais entraves ao aumento da competitividade da economia brasileira.

 
  CMA CGM instala em Cingapura novo centro de operações portuárias  
 

O grupo CMA CGM anunciou a abertura do seu Centro de Navegação e Operações Portuárias na sede da APL, em Cingapura. A escolha do local reflete o compromisso da empresa de fortalecer a sua presença em um dos mais importantespólos marítimos. Concebido para ser o terceiro centro de comando de navegação do Grupo para a sua frota integrada por mais de 500 navios porta-contêineres, a instalação de última geração aproveita utiliza as mais modernas ferramentas e tecnologias de navegação para rastrear e analisar informações náuticas, meteorológicas e geográficas, de forma abrangente, em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana.

 
  Comércio exterior da Bahia registra queda de 11% no acumulado de 2016  
 

O comércio exterior da Bahia encerrou 2016 com uma queda de 11% na movimentação de cargas, em comparação com o acumulado de 2015. Na movimentação de cargas soltas e granéis houve retração de 10% e na de conteinerizadas15%. As exportações diminuíram 11%, atingindo pouco mais 9,9 milhões de toneladas, enquanto as importações recuaram 11%, cerca de 8,1 milhões de toneladas. Confira relatório completo.

 
 

 

 
Avenida da França, 164 - s/ 309, 40010-000 - Salvador - Bahia   Telefax:(71) 3241-7337 usuport@usuport.org.br
www.usuport.org.br
Não responda este e-mail. Qualquer dúvida entre em contato conosco através de nosso website.