Caso não consiga ler este email, por favor clique aqui

Usuport nº 295   
 
02 de Jan de 2017  

BR-324 e BR-116 têm pedágio elevado em quase 20%

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou revisões tarifáriasna BR-324 (Salvador – Feira de Santana) e BR-116 (Feira de Santana – Divisa BA/MG), de acordo com a Resolução nº 5.250 - ANTT. Desde o dia 27/12 passaram a vigorar as novas tarifas nas praças de pedágio administradas pela Via Bahia Concessionária de Rodovias S.A., Confira aqui os novos valores.

 
  Seguradoras recusam clientes  
 

Disparou o número de roubos de carga no estado do Rio de Janeiro. São quase 40 ocorrências por dia útil ou mais de nove mil roubos no total neste ano, 30% maior do que o registrado no ano passado. Em outubro, algumas seguradoras começaram a recusar clientes que passem pelo estado, mesmo que usem caminhões com escolta armada. Os estados de RJ e SP foram responsáveis por cerca de 82% dos casos envolvendo roubos de carga em todo o país, em 2016.

 
  Cabotagem não terá incidência de AFRMM por mais dois anos  
 

A Medida Provisória no 762, de 22/12/2016, prorrogou até 08/01/2019 a não incidência do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) nas navegações de cabotagem, interior fluvial e lacustre.

 
  Crescimento da economia só no segundo semestre de 2017  
 

Segundo estudo da Confederação Nacional da Indústria, a economia brasileira começará a se recuperar lentamente em 2017. Estima ainda que o Produto Interno Bruto (PIB) do país crescerá 0,5%, a indústria terá expansão de 1,3% e os investimentos aumentarão 2,3%, em um cenário de elevado desemprego e baixo consumo. O estudo traz um balanço do ano e cenário com as perspectivas da indústria para o Brasil em 2017. Confira na integra clicando aqui.

 
  Dados novos sobre transportes no Brasil  
 

A Empresa de Planejamento e Logística (EPL) passa a disponibilizar em sua página na internet o Boletim de Logística, elaborado com o objetivo de consolidar informações que caracterizem a infraestrutura e a operação do setor de transportes no Brasil. Com versões de periodicidade trimestral e anual, o material coloca à disposição  informações estruturadas sobre a área, separadas em categorias como investimentos, custos médios de transporte e movimentação de cargas e passageiros, entre outros.Já estão disponíveis as três primeiras versões do Boletim de Logística, sendo uma anual, referente a 2015, e duas trimestrais, referentes a 2016.Clique aqui para ter acesso ao material.

 
  Portugal atrai armadores  
 

Por oferecer vantagens fiscais competitivas, Portugal tem atraído armadores de vários países europeus, a exemplo da Grécia e Alemanha. Em dezembro de 2016, um armador grego registrou dez navios com bandeira portuguesa, através do Registo Internacional de Navios da Madeira e, para este mês, já está prevista a chegada de outras empresas, superando os 479 registros, contabilizados até setembro de 2016.

 
  China vai expandir em 30 mil quilômetros malha ferroviária  
 

A China construirá mais ferrovias de alta velocidade como parte de seus esforços para estabelecer um sistema de transporte abrangente durante o período do 13º Plano Quinquenal (2016-2020), segundo comunicado emitido pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado. O documento, intitulado Desenvolvimento do Transporte da China, informa que o país aumentará a malha de ferrovias de alta velocidade em serviço para 30 mil quilômetros, até 2020, ligando mais de 80% de suas grandes cidades, ampliando a rede para 150 mil quilômetros. Serão mais de 500 bilhões de dólares em investimentos.

 
  Dia da Marinha Mercante  
 

Em 28 de dezembro foi comemorado o Dia da Marinha Mercante Brasileira, uma homenagem à data de nascimento de seu patrono, Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, que foi responsável pelos primeiros passos da indústria naval brasileira.

 
 

 

 
Avenida da França, 164 - s/ 309, 40010-000 - Salvador - Bahia   Telefax:(71) 3241-7337 usuport@usuport.org.br
www.usuport.org.br
Não responda este e-mail. Qualquer dúvida entre em contato conosco através de nosso website.